Formação stricto sensu dos docentes dos Institutos Federais: indicadores, perfis e previsão para os próximos 10 anos
Title: | Formação stricto sensu dos docentes dos Institutos Federais: indicadores, perfis e previsão para os próximos 10 anos |
Authors: | Silva, Simone Vasconcelos |
metadata.dc.contributor.other: | Fernandes, Ciro |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Material Textual |
metadata.dc.description.physical: | 140 p. |
Issue Date: | 2024 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência |
Abstract: | A análise de Dados Governamentais Abertos é de grande importância para melhoria da tomada de decisão dos gestores da administração pública, e neste contexto a Ciência dos Dados provê o suporte ferramental e metodológico para execução da mesma. Ainda neste contexto, após um estudo dos metadados da base do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) e de relatos das experiências dos gestores de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, observou-se que há uma dificuldade na obtenção de informações da titulação dos servidores. Diante desta problemática, o objetivo deste trabalho é a elaboração de uma análise da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos docentes dos Institutos Federais (IFs) por meio da integração de dados estruturados (SIAPE e Coleta CAPES) e dados não estruturados (Plataforma Lattes), fornecendo indicadores, definição de perfis e previsões de demanda para os próximos 10 anos em relação ao quadro docente por grande área e área de conhecimento da CAPES. |
Keywords: | administração pública; pós-graduação; mestrado; doutorado; docência |
Target: | O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma análise da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos docentes dos Institutos Federais (IFs) por meio da integração de dados estruturados (SIAPE e Coleta CAPES) e dados não estruturados (Plataforma Lattes), fornecendo indicadores, definição de perfis e previsões de demanda para os próximos 10 anos em relação ao quadro docente por grande área e área de conhecimento da CAPES |
metadata.dc.educational.context: | A metodologia proposta se baseou em quatro etapas, primeiramente na identificação da motivação do problema por meio de uma revisão da literatura, análise dos metadados e dos conteúdos das bases utilizadas, assim como a proposta de um conjunto de indicadores. Em seguida foram definidos os objetivos da solução e o seu desenvolvimento por meio de uma ferramenta computacional para a integração dos dados das diferentes bases, a partir dos quais foram calculados os indicadores utilizando estatísticas e mineração de dados. |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8220 |
Appears in Collections: | Cadernos ENAP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Caderno 136 Cátedras 2022 Formação Strictu Sensu.pdf | 26.84 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Sumário Executivo - Caderno 136 Cátedras 2022.pdf | 819.91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.