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dc.contributor.authorSilva, Simone Vasconcelos-
dc.contributor.otherFernandes, Ciro-
dc.date.accessioned2024-12-11T15:28:56Z-
dc.date.available2024-12-11T15:28:56Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8220-
dc.description.abstractA análise de Dados Governamentais Abertos é de grande importância para melhoria da tomada de decisão dos gestores da administração pública, e neste contexto a Ciência dos Dados provê o suporte ferramental e metodológico para execução da mesma. Ainda neste contexto, após um estudo dos metadados da base do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) e de relatos das experiências dos gestores de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, observou-se que há uma dificuldade na obtenção de informações da titulação dos servidores. Diante desta problemática, o objetivo deste trabalho é a elaboração de uma análise da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos docentes dos Institutos Federais (IFs) por meio da integração de dados estruturados (SIAPE e Coleta CAPES) e dados não estruturados (Plataforma Lattes), fornecendo indicadores, definição de perfis e previsões de demanda para os próximos 10 anos em relação ao quadro docente por grande área e área de conhecimento da CAPES.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.subjectpós-graduaçãopt_BR
dc.subjectmestradopt_BR
dc.subjectdoutoradopt_BR
dc.subjectdocênciapt_BR
dc.titleFormação stricto sensu dos docentes dos Institutos Federais: indicadores, perfis e previsão para os próximos 10 anospt_BR
dc.typeMaterial Textualpt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical140 p.pt_BR
dc.description.classificationEducação e Docênciapt_BR
dc.educational.descriptionO objetivo deste trabalho é a elaboração de uma análise da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos docentes dos Institutos Federais (IFs) por meio da integração de dados estruturados (SIAPE e Coleta CAPES) e dados não estruturados (Plataforma Lattes), fornecendo indicadores, definição de perfis e previsões de demanda para os próximos 10 anos em relação ao quadro docente por grande área e área de conhecimento da CAPESpt_BR
dc.educational.contextA metodologia proposta se baseou em quatro etapas, primeiramente na identificação da motivação do problema por meio de uma revisão da literatura, análise dos metadados e dos conteúdos das bases utilizadas, assim como a proposta de um conjunto de indicadores. Em seguida foram definidos os objetivos da solução e o seu desenvolvimento por meio de uma ferramenta computacional para a integração dos dados das diferentes bases, a partir dos quais foram calculados os indicadores utilizando estatísticas e mineração de dados.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
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