Formação stricto sensu dos docentes dos Institutos Federais: indicadores, perfis e previsão para os próximos 10 anos
Título: | Formação stricto sensu dos docentes dos Institutos Federais: indicadores, perfis e previsão para os próximos 10 anos |
Autor(es): | Silva, Simone Vasconcelos |
Contribuidor: | Fernandes, Ciro |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Material Textual |
Extensão/Indicação de Série: | 140 p. |
Data: | 2024 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência |
Resumo: | A análise de Dados Governamentais Abertos é de grande importância para melhoria da tomada de decisão dos gestores da administração pública, e neste contexto a Ciência dos Dados provê o suporte ferramental e metodológico para execução da mesma. Ainda neste contexto, após um estudo dos metadados da base do Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE) e de relatos das experiências dos gestores de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, observou-se que há uma dificuldade na obtenção de informações da titulação dos servidores. Diante desta problemática, o objetivo deste trabalho é a elaboração de uma análise da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos docentes dos Institutos Federais (IFs) por meio da integração de dados estruturados (SIAPE e Coleta CAPES) e dados não estruturados (Plataforma Lattes), fornecendo indicadores, definição de perfis e previsões de demanda para os próximos 10 anos em relação ao quadro docente por grande área e área de conhecimento da CAPES. |
Palavras-chave: | administração pública; pós-graduação; mestrado; doutorado; docência |
Objetivo: | O objetivo deste trabalho é a elaboração de uma análise da formação stricto sensu (mestrado e doutorado) dos docentes dos Institutos Federais (IFs) por meio da integração de dados estruturados (SIAPE e Coleta CAPES) e dados não estruturados (Plataforma Lattes), fornecendo indicadores, definição de perfis e previsões de demanda para os próximos 10 anos em relação ao quadro docente por grande área e área de conhecimento da CAPES |
Contexto de aprendizagem: | A metodologia proposta se baseou em quatro etapas, primeiramente na identificação da motivação do problema por meio de uma revisão da literatura, análise dos metadados e dos conteúdos das bases utilizadas, assim como a proposta de um conjunto de indicadores. Em seguida foram definidos os objetivos da solução e o seu desenvolvimento por meio de uma ferramenta computacional para a integração dos dados das diferentes bases, a partir dos quais foram calculados os indicadores utilizando estatísticas e mineração de dados. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8220 |
Aparece nas coleções: | Cadernos ENAP |
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Sumário Executivo - Caderno 136 Cátedras 2022.pdf | 819.91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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