Perguntas Frequentes


1. O que é o Repositório Institucional da Enap?

O Repositório Institucional é um sistema para organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital produzidos no âmbito das atividades da Enap. Ele pode ser acessado por meio do endereço eletrônico http://repositorio.enap.gov.br.


2. Quais os objetivos do Repositório Institucional da Enap?

O Repositório Institucional da Enap tem os seguintes objetivos:

    • I – Organizar e disponibilizar a produção técnica e científica da Enap como resultado de seus estudos e pesquisas, segundo padrões internacionais para compartilhamento de informações em rede.
    • II – Aumentar a visibilidade e o acesso à pesquisa técnica e científica da Enap, com acesso aberto, em conformidade com a Lei nº 12.527, de 18/11/2011 (Lei de Acesso à Informação).
    • III – Aumentar a interoperabilidade de toda a produção da Enap em rede.
    • IV – Preservar e armazenar a memória institucional da Enap.
    • V – Preservar os documentos produzidos nas pesquisas e considerados relevantes à administração pública federal.
    • VI – Disponibilizar recursos de aprendizagem produzidos pela Enap ou no âmbito de suas parcerias, tanto para a formação e o desenvolvimento de agentes públicos quanto para a promoção da participação social e do exercício da cidadania (Fonte: Art. 3º da Portaria nº 297, de 31/12/2013, que dispõe sobre o Repositório Institucional da Enap).

3. Com qual ferramenta foi construído o Repositório?

O Repositório Institucional da Enap foi desenvolvido com o software livre DSpace, projeto colaborativo desenvolvido pela MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company. O DSpace é o software mais utilizado no mundo para a construção de repositórios.


4. Como está organizado o Repositório Institucional da Enap?

O Repositório está organizado em comunidades e subcomunidades e coleções que refletem a produção intelectual da Enap. As comunidades e subcomunidades identificam as diversas frentes de atuação da Enap, enquanto que as coleções relacionam os materiais produzidos a partir dessas atividades.


5. Quais são as Comunidades existentes no Repositório da Enap?

    • Casoteca de Gestão Pública: estudos de caso e simulações que servem para relatar práticas e experiências no setor público, visando à disseminação de aprendizagem organizacional.
    • Cursos Enap: documentos relativos a cursos completos, assim como documentos para o gerenciamento de cursos: programas de cursos, formulários, normas e procedimentos, metodologias, manuais para conteudistas, para tutores e para coordenadores, manuais do aluno, modelos de avaliações, editais de seleção de instrutores e tutores, e outros materiais que auxiliam a gestão de cursos presenciais e virtuais na Enap.
    • Práticas Inovadoras em Gestão Pública: acervo das iniciativas do Concurso Inovação em Gestão Pública Federal e do Prêmio Objetivos do Milênio (ODM), que contribuem para que o Estado brasileiro aumente a qualidade do atendimento e melhore a eficácia e a eficiência dos serviços prestados aos cidadãos.
    • Memória Enap: acervo de informações preservadas que contam a história da Enap, de seu ambiente organizacional, de seus processos e produtos, de suas políticas e diretrizes, e das parcerias nacionais e internacionais. É entendida também como o conhecimento institucional que representa as experiências arquivadas e compartilhadas pelos usuários.
    • Produção Científica: conjunto de trabalhos científicos apresentados em cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, bem como pesquisas publicadas em eventos e/ou revistas científicas.
    • Publicações: inclui a Revista do Serviço Público e outros materiais impressos ou eletrônicos da Enap e de instituições parceiras voltadas para a divulgação e o debate de temas relacionados ao Estado, às políticas públicas e à gestão governamental.
    • Recursos Educacionais: conjunto de materiais e objetos de aprendizagem, em diferentes formatos, produzidos no âmbito da Enap e de suas parcerias, voltados para o suporte e o incentivo aos processos de ensino e de aprendizagem.

6. Qual é a política de acesso do Repositório Institucional da Enap?

O Repositório da Enap é de acesso livre (Open Access), sem necessidade de qualquer cadastro para acessar os documentos, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento produzido na Escola proporciona a democratização do conhecimento. Os usuários podem fazer download, imprimir, compartilhar ou utilizar, exclusivamente para fins educacionais e não comerciais, os materiais depositados no Repositório, tomando o cuidado de fazer a devida citação dos direitos autorais e observando a questão dos direitos autorais e termos de uso de cada um dos materiais depositados no Repositório. Quem utilizar os materiais constantes no Repositório da Enap para fins comerciais está desrespeitando a Lei de Direitos Autorais e responderá por isso.


7. Como posso pesquisar os documentos de que necessito?

É possível encontrar os documentos (objetos digitais) por meio de pesquisa direta (Busca ou Busca Avançada) ou conforme a navegação disponibilizada:

    • por Comunidades: permite consultar as várias comunidades disponíveis e visualizar as respectivas coleções;
    • por Tema/Assunto: permite consultar uma lista, em ordem alfabética, dos descritores autorizados (vocabulário controlado) atribuídos aos itens;
    • por Título: permite consultar uma lista, em ordem alfabética, dos títulos dos documentos disponíveis;
    • por Autor: permite consultar uma lista, em ordem alfabética, dos autores e documentos submetidos;
    • por Tipo de Documento: permite consultar uma lista, em ordem alfabética, dos tipos de documentos a que um item pode estar atrelado.
    • por Data: permite consultar os documentos pela ordem do ano em que foram publicados ou disponibilizados.

8. Que direitos de autor estão associados aos documentos?

Todos os documentos (objetos digitais) depositados no Repositório da Enap têm o registro, por meio de metadados em cada documento, dos direitos intelectuais (do autor e coautores) e dos direitos patrimoniais das obras. No Repositório da Enap, encontraremos as seguintes situações de direitos autorais:

    • A Enap detém o direito patrimonial da maioria dos materiais depositados no Repositório.
    • Publicações de outros órgãos da administração pública federal estão depositadas no Repositório, com a devida autorização.
    • Trabalhos de pós-graduação de servidores públicos estão depositados no Repositório, com a devida autorização.
    • Materiais de cursos da Enap estão disponibilizados no Repositório para download, de acordo com as cláusulas contratuais com os seus autores.
    • A Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98 ampara a disponibilização dos materiais no Repositório da Enap.

No menu Direitos Autorais, na página principal do Repositório, você poderá encontrar todas as informações referentes a direitos autorais e termos de uso dos materiais depositados no Repositório Institucional da Enap.


9. Tenho materiais que considero relevantes para depositar no Repositório da Enap. É permitido o autodepósito? Como devo proceder para disponibilizar materiais no Repositório da Enap?

Não, o autodepósito não será permitido; ele será feito pelas Coordenações-Gerais e Assessorias da Enap. Se você, servidor público ou não, é autor de materiais importantes referentes à temática da gestão pública e quer compartilhar esses materiais, entre em contato por meio do “Fale Conosco”, mencionando que tipo de material quer postar e seus dados para contato. O Comitê Gestor do Repositório avaliará a possibilidade de depositar o material no Repositório. Se, por exemplo, você concluiu mestrado e/ou doutorado e quer publicizar seus trabalhos acadêmicos referentes à temática da gestão pública no Repositório, você poderá submetê-los à apreciação do Comitê Gestor do Repositório e, se aprovados, os autores (e coautores) deverão assinar uma autorização para a ampla disseminação do material no Repositório.


10. Quais instituições podem disponibilizar seus materiais no Repositório?

Todos os órgãos da administração pública federal que têm publicações na área da Gestão Pública, produzidas sob a licença Creative Commons, ou que autorizem a disseminação do material no Repositório Institucional da Enap.


11. Quais são as temáticas dos materiais a serem disponibilizados no Repositório?

A temática que permeia o Repositório Institucional da Enap é a administração pública e as áreas do conhecimento relacionadas.


12. Posso fazer links, curtir ou compartilhar documentos do Repositório da Enap nas minhas redes sociais? Qual a vantagem disso?

Sim. Ao compartilhar o Repositório da Enap, o usuário contribuirá para a sua visibilidade, permitindo a disseminação do conhecimento produzido na Escola e aumentando o impacto e uso das produções científicas.


13. A minha instituição pode fazer modificações (obras derivadas) a partir dos materiais da Enap?

Dependerá da licença atribuída em cada um dos materiais; portanto, recomendamos que leia atentamente o item relativo aos “direitos autorais” e “termos de uso” do material.


14. O que é o RSS no Repositório da Enap?

É um serviço de disseminação seletiva de informações pela Internet. Ao usar o RSS, você fica sabendo imediatamente quando uma informação do seu interesse é publicada, sem que você tenha de navegar por todo o site. No caso do RSS do Repositório da Enap, você será informado, por e-mail, das novas submissões na sua área de interesse.


15. O que significa a Cobertura Temática na página principal do Repositório da Enap?

A Cobertura Temática diz respeito aos temas classificados no Repositório, que são atribuídos aos documentos depositados. Está sob a forma de uma nuvem de palavras, de forma que as palavras maiores e em destaque são os temas com maior número de objetos digitais.


16. Os materiais constantes no Repositório são atualizados com que periodicidade?

Semanalmente, são depositados novos materiais no Repositório Institucional da Enap. Para verificar os novos materiais depositados, clique em “Itens Recentes”.


17. Que documento institui o Repositório Institucional da Enap?

A Portaria nº 297, de 31.12.2013, institui o Repositório Institucional da Enap, e estabelece as competências e responsabilidades a ele referentes.


18. O Repositório da Enap está indexado (registrado) em Diretórios Especializados de Repositórios?

Para potencializar a disseminação e a visibilidade de conteúdos armazenados e do próprio repositório de sua instituição, registramos o Repositório Institucional da Enap em diretórios especializados, tais como: