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dc.contributor.authorCarlos, Gabriella da Conceição e-
dc.contributor.otherJannuzzi, Paulo de Martino-
dc.date.accessioned2023-08-31T13:40:41Z-
dc.date.available2023-08-31T13:40:41Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7738-
dc.description.abstractA busca por cursos de pós-graduação lato e stricto sensu tem aumentado ao longo dos anos devido a demandas por profissionais mais qualificados nos postos mais altos de trabalho. O acesso aos níveis mais elevados de ensino é desigual na sociedade brasileira, assim como o acesso a outros serviços públicos. A desigualdade no Brasil tem raízes raciais, impondo barreiras a pessoas negras; nesse contexto, as ações afirmativas têm sido utilizadas como instrumentos de promoção de igualdade racial. A introdução das cotas no sistema educacional superior modificou o perfil do alunado nas Instituições de Ensino Superior e impulsionou também a adoção de políticas afirmativas para os cursos de pós-graduação. Este trabalho apresentou os resultados da implementação da política de ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, programa pioneiro na implementação das AFs em programa de pós-graduação no âmbito da UnB. Para isso, foi necessária a construção de um banco de dados a partir de sistemas internos e a categorização de maneira a facilitar a análise dos resultados. Além disso, a ferramenta CIPI (Contextualização institucional, política e ideacional) foi utilizada para analisar as ideias e a atuação dos agentes no contexto político-institucional para adoção da política de AF no PPGSOL. Há indícios de que a implementação das ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Sociologia influenciou a adoção das mesmas na própria Universidade como um todo e esta dissertação se situa como uma peça analítica que pode colaborar em estudos futuros.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública - Enappt_BR
dc.subjectações afirmativaspt_BR
dc.subjectpolítica afirmativapt_BR
dc.subjectcotas raciaispt_BR
dc.subjectdesigualdade racialpt_BR
dc.subjectracismopt_BR
dc.titlePolítica de ações afirmativas no programa de pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília: implementação e primeiros resultadospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.rights.holderGabriella da Conceição e Carlospt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical99 ppt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.educational.descriptionDissertação apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
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