Política de ações afirmativas no programa de pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília: implementação e primeiros resultados
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carlos, Gabriella da Conceição e | - |
dc.contributor.other | Jannuzzi, Paulo de Martino | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T13:40:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T13:40:41Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7738 | - |
dc.description.abstract | A busca por cursos de pós-graduação lato e stricto sensu tem aumentado ao longo dos anos devido a demandas por profissionais mais qualificados nos postos mais altos de trabalho. O acesso aos níveis mais elevados de ensino é desigual na sociedade brasileira, assim como o acesso a outros serviços públicos. A desigualdade no Brasil tem raízes raciais, impondo barreiras a pessoas negras; nesse contexto, as ações afirmativas têm sido utilizadas como instrumentos de promoção de igualdade racial. A introdução das cotas no sistema educacional superior modificou o perfil do alunado nas Instituições de Ensino Superior e impulsionou também a adoção de políticas afirmativas para os cursos de pós-graduação. Este trabalho apresentou os resultados da implementação da política de ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, programa pioneiro na implementação das AFs em programa de pós-graduação no âmbito da UnB. Para isso, foi necessária a construção de um banco de dados a partir de sistemas internos e a categorização de maneira a facilitar a análise dos resultados. Além disso, a ferramenta CIPI (Contextualização institucional, política e ideacional) foi utilizada para analisar as ideias e a atuação dos agentes no contexto político-institucional para adoção da política de AF no PPGSOL. Há indícios de que a implementação das ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Sociologia influenciou a adoção das mesmas na própria Universidade como um todo e esta dissertação se situa como uma peça analítica que pode colaborar em estudos futuros. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública - Enap | pt_BR |
dc.subject | ações afirmativas | pt_BR |
dc.subject | política afirmativa | pt_BR |
dc.subject | cotas raciais | pt_BR |
dc.subject | desigualdade racial | pt_BR |
dc.subject | racismo | pt_BR |
dc.title | Política de ações afirmativas no programa de pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília: implementação e primeiros resultados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.rights.holder | Gabriella da Conceição e Carlos | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 99 p | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.educational.description | Dissertação apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_-_Gabriella_da_Conceição_e_Carlos_finali_com_ficha.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.