Política de ações afirmativas no programa de pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília: implementação e primeiros resultados
Título: | Política de ações afirmativas no programa de pós-graduação em sociologia da Universidade de Brasília: implementação e primeiros resultados |
Autor(es): | Carlos, Gabriella da Conceição e |
Contribuidor: | Jannuzzi, Paulo de Martino |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública - Enap |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Dissertação |
Extensão/Indicação de Série: | 99 p |
Data: | 31-Ago-2023 |
Detentor dos direitos autorais: | Gabriella da Conceição e Carlos |
Termos de uso: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas Públicas |
Resumo: | A busca por cursos de pós-graduação lato e stricto sensu tem aumentado ao longo dos anos devido a demandas por profissionais mais qualificados nos postos mais altos de trabalho. O acesso aos níveis mais elevados de ensino é desigual na sociedade brasileira, assim como o acesso a outros serviços públicos. A desigualdade no Brasil tem raízes raciais, impondo barreiras a pessoas negras; nesse contexto, as ações afirmativas têm sido utilizadas como instrumentos de promoção de igualdade racial. A introdução das cotas no sistema educacional superior modificou o perfil do alunado nas Instituições de Ensino Superior e impulsionou também a adoção de políticas afirmativas para os cursos de pós-graduação. Este trabalho apresentou os resultados da implementação da política de ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília, programa pioneiro na implementação das AFs em programa de pós-graduação no âmbito da UnB. Para isso, foi necessária a construção de um banco de dados a partir de sistemas internos e a categorização de maneira a facilitar a análise dos resultados. Além disso, a ferramenta CIPI (Contextualização institucional, política e ideacional) foi utilizada para analisar as ideias e a atuação dos agentes no contexto político-institucional para adoção da política de AF no PPGSOL. Há indícios de que a implementação das ações afirmativas no Programa de Pós-graduação em Sociologia influenciou a adoção das mesmas na própria Universidade como um todo e esta dissertação se situa como uma peça analítica que pode colaborar em estudos futuros. |
Palavras-chave: | ações afirmativas; política afirmativa; cotas raciais; desigualdade racial; racismo |
Objetivo: | Dissertação apresentada, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre, ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7738 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_-_Gabriella_da_Conceição_e_Carlos_finali_com_ficha.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.