Title: Quando uma denúncia anônima feita à Ouvidoria vira ameaça ao denunciante
Authors: Guimarães, Mohara de Melo
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=53:quando-uma-denuncia-anonima-feita-a-ouvidoria-vira-ameaca-ao-denunciante&catid=8:etica&Itemid=12
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 4 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Atendimento ao Cidadão. Ouvidoria
Abstract: A Ouvidoria do Ibama recebeu denúncia sobre venda ilegal de madeiras no Maranhão. Apesar de a denúncia ter sido anônima, por falha dos agentes de fiscalização, os donos da empresa que atuava ilegalmente descobriram que a denúncia havia partido de cidadão da comunidade vizinha e começou a ameaçar a vizinhança. A Ouvidoria recebeu mensagens de repúdio ao fato de o órgão ter exposto a comunidade a tais ameaças, o que gerou contato com o setor de fiscalização. O caso trata da questão da denúncia anônima nas ouvidorias e de como é preciso atuar para que sejam preservados os cidadãos que colaboram com esses órgãos. O estudo pode ser aplicado em cursos com enfoque em questões vinculadas à ética, mediação de conflitos e atendimento ao cidadão
Keywords: Ética;  Ouvidoria;  Atendimento ao Cidadão;  Denúncia;  Conflito
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URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/310
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