Projeto Pedagógico
Title: | Projeto Pedagógico |
Authors: | Lui, Gabriel Henrique |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | cgmba@enap.gov.br |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Programa |
metadata.dc.description.physical: | 19 páginas |
Issue Date: | Sep-2018 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Meio Ambiente Políticas Públicas |
Abstract: | A emergência da problemática ambiental, reconhecida de forma sistemática a partir da década de 1960, tem trazido uma série de desafios ao desenvolvimento das nações e ao bemestar das sociedades. A consolidação da agenda ambiental começou com a identificação dos problemas decorrentes da poluição química e da extinção de espécies, que foram o gatilho para as reações sociais que levaram aos primeiros ciclos de organização do movimento ambientalista. Concomitantemente, instituições de pesquisa e think tanks debruçaram-se sobre o problema do desenvolvimento econômico e dos impactos ambientais, reconhecendo que o aumento da população e da demanda por bens de consumo levaria à necessidade de se estabelecer limites para o crescimento. A pressão por um posicionamento alinhado sobre essas ameaças em nível global trouxe uma dimensão geopolítica para as questões ambientais e levou os países a se engajarem nas primeiras rodadas de consulta e negociação multilaterais. Os diferentes níveis de desenvolvimento e bem-estar social das nações levaram, contudo, a uma polarização das posições quanto ao estabelecimento de limites para o crescimento, principalmente entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. O fracasso das rodadas multilaterais de negociação demandou a construção de uma nova visão de crescimento global, alinhando as dimensões ambientais, sociais e econômicas, que deu origem ao conceito de desenvolvimento sustentável. |
Keywords: | meio ambiente; políticas públicas; gestão ambiental |
Target: | Capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão de políticas públicas relacionadas à questão ambiental, de forma transversal, reconhecendo os temas de meio ambiente como estruturantes para a agenda de desenvolvimento nacional. |
Target Audience: | Servidores públicos que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com temas relacionados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que lidem com questões ambientais, considerando as diferentes dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica). |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7225 |
Appears in Collections: | Especialização em Gestão de Políticas Ambientais - 1ª edição (2018-2020) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Projeto pedagogico Ambientais.pdf | 404.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.