Projeto Pedagógico
Título: | Projeto Pedagógico |
Autor(es): | Lui, Gabriel Henrique |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | cgmba@enap.gov.br |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Programa |
Extensão/Indicação de Série: | 19 páginas |
Data: | Set-2018 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Meio Ambiente Políticas Públicas |
Resumo: | A emergência da problemática ambiental, reconhecida de forma sistemática a partir da década de 1960, tem trazido uma série de desafios ao desenvolvimento das nações e ao bemestar das sociedades. A consolidação da agenda ambiental começou com a identificação dos problemas decorrentes da poluição química e da extinção de espécies, que foram o gatilho para as reações sociais que levaram aos primeiros ciclos de organização do movimento ambientalista. Concomitantemente, instituições de pesquisa e think tanks debruçaram-se sobre o problema do desenvolvimento econômico e dos impactos ambientais, reconhecendo que o aumento da população e da demanda por bens de consumo levaria à necessidade de se estabelecer limites para o crescimento. A pressão por um posicionamento alinhado sobre essas ameaças em nível global trouxe uma dimensão geopolítica para as questões ambientais e levou os países a se engajarem nas primeiras rodadas de consulta e negociação multilaterais. Os diferentes níveis de desenvolvimento e bem-estar social das nações levaram, contudo, a uma polarização das posições quanto ao estabelecimento de limites para o crescimento, principalmente entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento. O fracasso das rodadas multilaterais de negociação demandou a construção de uma nova visão de crescimento global, alinhando as dimensões ambientais, sociais e econômicas, que deu origem ao conceito de desenvolvimento sustentável. |
Palavras-chave: | meio ambiente; políticas públicas; gestão ambiental |
Objetivo: | Capacitar servidores públicos para atuarem como agentes da melhoria da gestão de políticas públicas relacionadas à questão ambiental, de forma transversal, reconhecendo os temas de meio ambiente como estruturantes para a agenda de desenvolvimento nacional. |
Público alvo: | Servidores públicos que trabalham ou tenham interesse em trabalhar com temas relacionados à formulação, implementação e avaliação de políticas públicas que lidem com questões ambientais, considerando as diferentes dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica). |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7225 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Gestão de Políticas Ambientais - 1ª edição (2018-2020) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Projeto pedagogico Ambientais.pdf | 404.36 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.