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dc.contributor.authorFonseca, Diogo Ribeiro da-
dc.contributor.authorMeneses, Pedro Paulo Murce-
dc.contributor.authorSouza, Igor Guevara Loyola-
dc.contributor.authorHollanda, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de-
dc.date.accessioned2020-09-29T19:42:33Z-
dc.date.available2020-09-29T19:42:33Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5439-
dc.description.abstractO presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise de redes de capacitação no setor público federal, visando ao desenvolvimento de mecanismos de gestão para a sua maior efetividade. As atuais políticas de desenvolvimento de pessoal no Governo Federal têm atribuído um papel maior às escolas de governo na articulação e coordenação de redes de treinamento. Não obstante, o atestado fracasso da política de desenvolvimento na consecução de seus objetivos aponta para a necessidade de aperfeiçoamento dos modelos de governança adotados. O presente artigo adota as perspectivas teóricas da análise de redes sociais, desenvolvimento de pessoas e gestão de redes de políticas públicas para concepção de métodos e ferramentas de gestão da rede de capacitação federal. Raramente a literatura aborda a análise de redes interorganizacionais completas, tampouco em aspectos relativos ao desenvolvimento de pessoas. No âmbito de uma produção predominantemente teórica e exploratória, o presente artigo avança ao apresentar um modelo analítico macro-organizacional que operacionaliza variáveis para o estudo dos padrões de relacionamento entre organizações, relativos ao intercâmbio de conhecimentos e recursos, realizados por meio de ações formais de capacitação. Sob um ponto de vista prático, o modelo proposto visa subsidiar o aprimoramento das políticas de treinamento e seus mecanismos de governança utilizados por organizações públicas, órgãos centrais e escolas de governo, visando à maior efetividade das atividades de desenvolvimento de pessoal na administração pública.pt_BR
dc.description.abstractThis theoretical article proposes methodological guidelines to analyze training networks in the public sector as well as to develop governance and management mechanisms to improve its effectiveness. Current personnel development policies in the federal government have been attributing a greater role to schools of government in the articulation and coordination of training networks. However, difficulties for the attainment of such integration objectives denote the need for improvement of currently adopted governance models. The present article adopts theoretical perspectives from social network analysis, human resource development and policy networks management to design management methods and tools for the federal human resource development network. The reference literature rarely addresses the analysis of complete interorganizational networks or issues related to public personnel development. In a context of a predominantly theoretical and exploratory literature, the present article advances by presenting a macro-analytic model for the relational patterns developed by public organizations, referring to their exchanges of knowledge and resources through formal training activities. From a practical point of view, the proposed model aims to subsidize the improvement of training policies and their governance mechanisms used by public organizations, central government agencies and schools of government, aiming at greater effectiveness of personnel development activities in public administration.pt_BR
dc.description.abstractEl presente artículo teórico propone directrices metodológicas para el análisis de redes de capacitación en el sector público federal, así como la concepción de mecanismos de gestión y gobernanza. Las políticas de desarrollo de personal en el gobierno federal se vienen asignando un mayor importancia a las escuelas de gobernanza adoptados. Desde las perspectivas teóricas de análisis de redes sociales, desarrollo de recursos humanos y gestión de redes de políticas públicas, el artículo presenta métodos y herramientas de gestión para la red federal de desarrollo de recursos humanos. La bibliografía de referencia raras veces se ocupa del análisis de redes interorganizacionales completas o cuestiones relacionadas con el desarrollo de personal en el sector público. En el contexto de una literatura predominantemente teórica y exploratoria, el presente artículo avanza presentando un modelo macro-analítico para los patrones relacionales entre organizaciones públicas, considerándose sus intercambios de conocimiento y recursos a través de actividades formales de entrenamiento. Desde un punto de vista práctico, el modelo propuesto pretende subsidiar la mejora de las políticas de formación y sus mecanismos de gobernabilidad utilizados por las organizaciones públicas, las agencias del gobierno central y las escuelas de gobierno, con miras a una mayor efectividad de las actividades de desarrollo de personal en la administración pública.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1479pt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de pessoalpt_BR
dc.subjectgovernança em redespt_BR
dc.subjectanálise de redes sociaispt_BR
dc.subjectgestão de pessoaspt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.titleEscolas de governo e redes de capacitação no setor público: perspectivas metodológicas para governançapt_BR
dc.titleSchools of government and training networks in the public sector: methodological perspectives for governancept_BR
dc.titleEscuelas de gobierno y redes de capacitación en el sector público: perspectivas metodológicas para gobernanzapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 70, ed. especial, p. 34-70pt_BR
dc.description.classificationDesenvolvimento Pessoalpt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationGovernançapt_BR
dc.description.classificationMétodos de Pesquisa. Métodos Estatísticospt_BR
dc.description.additionalNúmero Especial: Três Décadas de Enap e de Escolas de Governopt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionO presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise de redes de capacitação no setor público federal, visando ao desenvolvimento de mecanismos de gestão para a sua maior efetividade.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextO presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise da rede da capacitação no setor público federal visando à proposição de instrumentos para a sua governança. Para tanto, será utilizada a abordagem da análise de redes sociais para a análise da rede de capacitação, e propostos os modelos teóricos que servem de subsídio para a concepção de instrumentos de governança.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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