Escolas de governo e redes de capacitação no setor público: perspectivas metodológicas para governança
Título: | Escolas de governo e redes de capacitação no setor público: perspectivas metodológicas para governança Schools of government and training networks in the public sector: methodological perspectives for governance Escuelas de gobierno y redes de capacitación en el sector público: perspectivas metodológicas para gobernanza |
Autor(es): | Fonseca, Diogo Ribeiro da Meneses, Pedro Paulo Murce Souza, Igor Guevara Loyola Hollanda, Pedro Paulo Teófilo Magalhães de |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/1479 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 70, ed. especial, p. 34-70 |
Data: | Dez-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Pessoal Gestão Pública Governança Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos |
Resumo: | O presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise de redes de capacitação no setor público federal, visando ao desenvolvimento de mecanismos de gestão para a sua maior efetividade. As atuais políticas de desenvolvimento de pessoal no Governo Federal têm atribuído um papel maior às escolas de governo na articulação e coordenação de redes de treinamento. Não obstante, o atestado fracasso da política de desenvolvimento na consecução de seus objetivos aponta para a necessidade de aperfeiçoamento dos modelos de governança adotados. O presente artigo adota as perspectivas teóricas da análise de redes sociais, desenvolvimento de pessoas e gestão de redes de políticas públicas para concepção de métodos e ferramentas de gestão da rede de capacitação federal. Raramente a literatura aborda a análise de redes interorganizacionais completas, tampouco em aspectos relativos ao desenvolvimento de pessoas. No âmbito de uma produção predominantemente teórica e exploratória, o presente artigo avança ao apresentar um modelo analítico macro-organizacional que operacionaliza variáveis para o estudo dos padrões de relacionamento entre organizações, relativos ao intercâmbio de conhecimentos e recursos, realizados por meio de ações formais de capacitação. Sob um ponto de vista prático, o modelo proposto visa subsidiar o aprimoramento das políticas de treinamento e seus mecanismos de governança utilizados por organizações públicas, órgãos centrais e escolas de governo, visando à maior efetividade das atividades de desenvolvimento de pessoal na administração pública. This theoretical article proposes methodological guidelines to analyze training networks in the public sector as well as to develop governance and management mechanisms to improve its effectiveness. Current personnel development policies in the federal government have been attributing a greater role to schools of government in the articulation and coordination of training networks. However, difficulties for the attainment of such integration objectives denote the need for improvement of currently adopted governance models. The present article adopts theoretical perspectives from social network analysis, human resource development and policy networks management to design management methods and tools for the federal human resource development network. The reference literature rarely addresses the analysis of complete interorganizational networks or issues related to public personnel development. In a context of a predominantly theoretical and exploratory literature, the present article advances by presenting a macro-analytic model for the relational patterns developed by public organizations, referring to their exchanges of knowledge and resources through formal training activities. From a practical point of view, the proposed model aims to subsidize the improvement of training policies and their governance mechanisms used by public organizations, central government agencies and schools of government, aiming at greater effectiveness of personnel development activities in public administration. El presente artículo teórico propone directrices metodológicas para el análisis de redes de capacitación en el sector público federal, así como la concepción de mecanismos de gestión y gobernanza. Las políticas de desarrollo de personal en el gobierno federal se vienen asignando un mayor importancia a las escuelas de gobernanza adoptados. Desde las perspectivas teóricas de análisis de redes sociales, desarrollo de recursos humanos y gestión de redes de políticas públicas, el artículo presenta métodos y herramientas de gestión para la red federal de desarrollo de recursos humanos. La bibliografía de referencia raras veces se ocupa del análisis de redes interorganizacionales completas o cuestiones relacionadas con el desarrollo de personal en el sector público. En el contexto de una literatura predominantemente teórica y exploratoria, el presente artículo avanza presentando un modelo macro-analítico para los patrones relacionales entre organizaciones públicas, considerándose sus intercambios de conocimiento y recursos a través de actividades formales de entrenamiento. Desde un punto de vista práctico, el modelo propuesto pretende subsidiar la mejora de las políticas de formación y sus mecanismos de gobernabilidad utilizados por las organizaciones públicas, las agencias del gobierno central y las escuelas de gobierno, con miras a una mayor efectividad de las actividades de desarrollo de personal en la administración pública. |
Palavras-chave: | desenvolvimento de pessoal; governança em redes; análise de redes sociais; gestão de pessoas; administração pública |
Objetivo: | O presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise de redes de capacitação no setor público federal, visando ao desenvolvimento de mecanismos de gestão para a sua maior efetividade. |
Público alvo: | Servidores, Especialistas e demais interessados |
Contexto de aprendizagem: | O presente artigo teórico tem por objetivo a proposição de diretrizes metodológicas para a análise da rede da capacitação no setor público federal visando à proposição de instrumentos para a sua governança. Para tanto, será utilizada a abordagem da análise de redes sociais para a análise da rede de capacitação, e propostos os modelos teóricos que servem de subsídio para a concepção de instrumentos de governança. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.; 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | Número Especial: Três Décadas de Enap e de Escolas de Governo ISSN Eletrônico: 2357-8017 ISSN Impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5439 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escolas de Governo e Redes de Capacitação no Setor Público - Perspectivas Metodológicas para Governança.pdf | 696.19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.