Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNascimento, Tarcilena Polisseni Cotta-
dc.contributor.authorEsper, Aniely Kaukab-
dc.date.accessioned2014-12-02T11:11:01Z-
dc.date.available2014-12-02T11:11:01Z-
dc.date.issued2009-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1592-
dc.description.abstractA análise da literatura brasileira sobre educação a distância é ainda limitada no que diz respeito a estudos que investiguem o fenômeno da evasão, em especial, em contextos de escolas de governo. Este artigo procura identificar e analisar os fatores que contribuem para a evasão de participantes nos cursos de educação continuada a distância em uma organização governamental responsável pela capacitação dos servidores da administração pública federal. A ênfase das investigações encontra-se nas variáveis referentes às dificuldades pessoais, profissionais e tecnológicas, às peculiaridades do curso e características da clientela, contrastadas com as variáveis demográficas referentes à evasão em cursos a distância mediados por tecnologias da informação e da comunicação. O trabalho é embasado em metodologia quantitativa, por meio de pesquisa descritiva de campo junto aos participantes, valendo-se do uso de questionário eletrônico. Procura contribuir para investigações sobre o tema, em especial no que se refere aos servidores públicos.pt_BR
dc.description.abstractEl análisis de la literatura sobre educación a distancia todavía es limitado en lo que se refiere a estudios que investiguen el fenómeno de la evasión, en especial, en contextos de escuelas de gobierno. El presente artículo procura identificar y analizar los factores que contribuyen a la evasión de alumnos en los cursos de educación continuada a distancia en una organización gubernamental, responsable de la capacitación de los funcionarios de la administración pública federal. El énfasis de las investigaciones se concentra en las variables referentes a las dificultades personales, profesionales y tecnológicas, en las peculiaridades del curso y en las características de la clientela, contrastadas con las variables demográficas referentes a la evasión en cursos a distancia mediados por tecnologías de la información y de la comunicación. El trabajo está basado en metodología cuantitativa, mediante investigación descriptiva de campo realizada junto a los participantes, utilizando cuestionario electrónico. Concientes de que el tema es vasto, no se pretende, aquí, agotarlo. Busca contribuir para el amplio campo del tema sobre la evasión en EAD, en especial sobre los funcionarios públicos. Palabras clave: educación a distancia, evasión, capacitación de los funcionarios públicos.pt_BR
dc.description.abstractAnalyses available in the literature on distance learning are still limited with regard to studies that investigate the drop-out phenomenon, particularly in public service schools. This article seeks to identify and analyze factors which contribute to lead students to drop out from continuededucation distance learning courses in a governmental organization responsible for training civil servants of the federal public administration. The investigations are focused on variables related to personal, professional and technological difficulties, to the unique features of this type of course, and to the characteristics of its clients contrasted with demographic variables related to drop-out from distance learning courses mediated by information and communication technologies. The article is based on a quantitative methodology applied to the participants through a descriptive field survey using an electronic questionnaire. It deals with drop-out from distance learning courses, methodological aspects of the survey, outcomes and final considerations. Aware that this is a comprehensive topic, it is not the intention of the article to exhaust it.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/19/15pt_BR
dc.subjecteducação a distânciapt_BR
dc.subjectevasãopt_BR
dc.subjectqualificação de servidores públicospt_BR
dc.subjecteducación a distanciapt_BR
dc.subjectevasiónpt_BR
dc.subjectcapacitación de los funcionarios públicospt_BR
dc.subjectdistance learningpt_BR
dc.subjectdrop out ratespt_BR
dc.subjectcivil servants trainingpt_BR
dc.titleEvasão em cursos de educação continuada a distância: um estudo na Escola Nacional de Administração Públicapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 2, p. 159-173pt_BR
dc.description.classificationCapacitação Profissionalpt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.classificationEducação a Distânciapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapescola de governopt_BR
dc.subject.enapeducação a distânciapt_BR
dc.subject.enapevasãopt_BR
dc.subject.enapcapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.enapagente públicopt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.