Evasão em cursos de educação continuada a distância: um estudo na Escola Nacional de Administração Pública
Título: | Evasão em cursos de educação continuada a distância: um estudo na Escola Nacional de Administração Pública |
Autor(es): | Nascimento, Tarcilena Polisseni Cotta Esper, Aniely Kaukab |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Revista do Serviço Público (RSP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/19/15 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 2, p. 159-173 |
Data: | Abr-2009 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Capacitação Profissional Educação Educação a Distância |
Resumo: | A análise da literatura brasileira sobre educação a distância é ainda limitada no que diz respeito a
estudos que investiguem o fenômeno da evasão, em especial, em contextos de escolas de governo.
Este artigo procura identificar e analisar os fatores que contribuem para a evasão de participantes nos
cursos de educação continuada a distância em uma organização governamental responsável pela
capacitação dos servidores da administração pública federal. A ênfase das investigações encontra-se
nas variáveis referentes às dificuldades pessoais, profissionais e tecnológicas, às peculiaridades do
curso e características da clientela, contrastadas com as variáveis demográficas referentes à evasão em cursos a distância mediados por tecnologias da informação e da comunicação. O trabalho é embasado em metodologia quantitativa, por meio de pesquisa descritiva de campo junto aos participantes, valendo-se do uso de questionário eletrônico. Procura contribuir para investigações sobre o tema, em especial no que se refere aos servidores públicos. El análisis de la literatura sobre educación a distancia todavía es limitado en lo que se refiere a estudios que investiguen el fenómeno de la evasión, en especial, en contextos de escuelas de gobierno. El presente artículo procura identificar y analizar los factores que contribuyen a la evasión de alumnos en los cursos de educación continuada a distancia en una organización gubernamental, responsable de la capacitación de los funcionarios de la administración pública federal. El énfasis de las investigaciones se concentra en las variables referentes a las dificultades personales, profesionales y tecnológicas, en las peculiaridades del curso y en las características de la clientela, contrastadas con las variables demográficas referentes a la evasión en cursos a distancia mediados por tecnologías de la información y de la comunicación. El trabajo está basado en metodología cuantitativa, mediante investigación descriptiva de campo realizada junto a los participantes, utilizando cuestionario electrónico. Concientes de que el tema es vasto, no se pretende, aquí, agotarlo. Busca contribuir para el amplio campo del tema sobre la evasión en EAD, en especial sobre los funcionarios públicos. Palabras clave: educación a distancia, evasión, capacitación de los funcionarios públicos. Analyses available in the literature on distance learning are still limited with regard to studies that investigate the drop-out phenomenon, particularly in public service schools. This article seeks to identify and analyze factors which contribute to lead students to drop out from continuededucation distance learning courses in a governmental organization responsible for training civil servants of the federal public administration. The investigations are focused on variables related to personal, professional and technological difficulties, to the unique features of this type of course, and to the characteristics of its clients contrasted with demographic variables related to drop-out from distance learning courses mediated by information and communication technologies. The article is based on a quantitative methodology applied to the participants through a descriptive field survey using an electronic questionnaire. It deals with drop-out from distance learning courses, methodological aspects of the survey, outcomes and final considerations. Aware that this is a comprehensive topic, it is not the intention of the article to exhaust it. |
Palavras-chave: | educação a distância; evasão; qualificação de servidores públicos; educación a distancia; evasión; capacitación de los funcionarios públicos; distance learning; drop out rates; civil servants training |
Público alvo: | Servidor Público Sociedade Brasileira |
Observações/Notas: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1592 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Evasão em cursos de educação continuada a distância um estudo na Escola Nacional de Administração Pública.pdf | 883.26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.