Cidadania e civilização tecnológica: a mudança de quadros conceptuais em formação e educação
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rosa, Joaquim Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2014-09-23T13:25:11Z | - |
dc.date.available | 2014-09-23T13:25:11Z | - |
dc.date.issued | 2005-07 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1427 | - |
dc.description.abstract | O modelo conceptual e prático com que, durante séculos, a nossa civilização se regeu era inseparável da distinção entre “ciência” e “técnica”. O momento em que nos encontramos, momento em que, por um lado, “ciência” e “técnica” vieram a constituir uma unidade indissolúvel e em que, por outro lado (que é, talvez, apenas um outro aspecto do mesmo acontecimento), tal unidade fez com que a civilização deixasse de ser “nossa” e se tornasse global, obriga necessariamente a repensar os tópoi da “ciência” e da “técnica” e da nossa relação com elas. Ciência e técnica, com os seus papéis diferentes, tinham também “tempos” diferentes. Aliás, e porque se trata de repensar os tópoi da ciência e da técnica, é preciso ter em conta que o tópos não é, em grego clássico, um conceito meramente espacial, mas sim um conceito “eco-lógico”. O tópos de uma coisa é o seu “lugar” de implantação na existência, isto é, num espaço/tempo do todo do mundo. O tópos é um conceito “eco-lógico”, porque assinala que o logos de uma coisa, a sua razão de ser, coloca-a num “lugar” espaço/temporal que lhe é próprio, a sua “casa-no-mundo” (oikos). | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.publisher | Revista do Serviço Público (RSP) | pt_BR |
dc.source | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/233/238 | pt_BR |
dc.subject | globalização | pt_BR |
dc.subject | ciência | pt_BR |
dc.subject | técnica | pt_BR |
dc.subject | saber técnico | pt_BR |
dc.subject | saber teórico | pt_BR |
dc.subject | saber | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.title | Cidadania e civilização tecnológica: a mudança de quadros conceptuais em formação e educação | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, v. 56, n. 3, p. 321-329 | pt_BR |
dc.description.classification | Ciência e Tecnologia | pt_BR |
dc.description.classification | Educação | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Impresso: 0034-9240 | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Eletrônico: 2357-8017 | pt_BR |
dc.description.additional | O presente documento trata-se de um Ensaio. | pt_BR |
dc.subject.enap | ciência | pt_BR |
dc.subject.enap | tecnologia | pt_BR |
dc.subject.enap | cidadania | pt_BR |
dc.subject.enap | globalização | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Servidores públicos | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental | pt_BR |
dc.rights.access | Acesso::Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005 Vol.56,n.3 Rosa.pdf | 224.12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.