Cidadania e civilização tecnológica: a mudança de quadros conceptuais em formação e educação
Título: | Cidadania e civilização tecnológica: a mudança de quadros conceptuais em formação e educação |
Autor(es): | Rosa, Joaquim Coelho |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) Revista do Serviço Público (RSP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/233/238 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 56, n. 3, p. 321-329 |
Data: | Jul-2005 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Ciência e Tecnologia Educação |
Resumo: | O modelo conceptual e prático com que, durante séculos, a nossa civilização se regeu era inseparável da distinção entre “ciência” e “técnica”. O momento em que nos encontramos, momento em que, por um lado, “ciência” e “técnica” vieram a constituir uma unidade indissolúvel e em que, por outro lado (que é, talvez, apenas um outro aspecto do mesmo acontecimento), tal unidade fez com que a civilização deixasse de ser “nossa” e se tornasse global, obriga necessariamente a repensar os tópoi da “ciência” e da “técnica” e da nossa relação com elas. Ciência e técnica, com os seus papéis diferentes, tinham também “tempos” diferentes. Aliás, e porque se trata de repensar os tópoi da ciência e da técnica, é preciso ter em conta que o tópos não é, em grego clássico, um conceito meramente espacial, mas sim um conceito “eco-lógico”. O tópos de uma coisa é o seu “lugar” de implantação na existência, isto é, num espaço/tempo do todo do mundo. O tópos é um conceito “eco-lógico”, porque assinala que o logos de uma coisa, a sua razão de ser, coloca-a num “lugar” espaço/temporal que lhe é próprio, a sua “casa-no-mundo” (oikos). |
Palavras-chave: | globalização; ciência; técnica; saber técnico; saber teórico; saber; cidadania |
Público alvo: | Servidores públicos Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental |
Observações/Notas: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 O presente documento trata-se de um Ensaio. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1427 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2005 Vol.56,n.3 Rosa.pdf | 224.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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