A Fratura exposta do sistema de ensino brasileiro
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Renault, Abgar | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-01T01:14:10Z | - |
dc.date.available | 2024-02-01T01:14:10Z | - |
dc.date.issued | 1982-04 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7843 | - |
dc.description.abstract | Temos por excessivamente rigorosas as críticas lançadas dia a dia por vários arcos de flexa ao sistema geral da educação brasileira; exibe ela, sem dúvida alguma, numerosas falhas, defeitos e fraquezas, mas neste mundo perplexo de transição os aspectos negativos multiplicam-se, avultam e causam impressão mais profunda do que em situações sociais menos carregadas de apreensões. Como a educação é, simultaneamente, efeito e causa, pois é expressão da sociedade e, ao mesmo tempo, procura ser instrumento de influências sobre ela para impor-lhe outra forma e aperfeiçoá-la, e ainda pelo fato de que, sendo, por índole, aparelho conservador, que visa resguardar a tradição, não lhe é possível, por muito que se esforce, acompanhar o passo estugado das transformações sociais e tende a ser sempre retardia. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.subject | ensino brasileiro | pt_BR |
dc.subject | salário-educação | pt_BR |
dc.subject | direito público | pt_BR |
dc.subject | ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | A Fratura exposta do sistema de ensino brasileiro | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Número padronizado: v. 39, n. 2 (1982) | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público, ano 39 v.110, n. 2, p. 113-119 | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN: 0034-9240 | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1982 RSP ano39 v110 n2 abr-jun p.113 - 120.pdf | A Fratura exposta do sistema de ensino brasileiro | 2.08 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.