A Fratura exposta do sistema de ensino brasileiro
Título: | A Fratura exposta do sistema de ensino brasileiro |
Autor(es): | Renault, Abgar |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Número padronizado: v. 39, n. 2 (1982) Revista do Serviço Público, ano 39 v.110, n. 2, p. 113-119 |
Data: | Abr-1982 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Educação e Docência |
Resumo: | Temos por excessivamente rigorosas as críticas lançadas dia a dia por vários arcos de flexa ao sistema geral da educação brasileira; exibe ela, sem dúvida alguma, numerosas falhas, defeitos e fraquezas, mas neste mundo perplexo de transição os aspectos negativos multiplicam-se, avultam e causam impressão mais profunda do que em situações sociais menos carregadas de apreensões. Como a educação é, simultaneamente, efeito e causa, pois é expressão da sociedade e, ao mesmo tempo, procura ser instrumento de influências sobre ela para impor-lhe outra forma e aperfeiçoá-la, e ainda pelo fato de que, sendo, por índole, aparelho conservador, que visa resguardar a tradição, não lhe é possível, por muito que se esforce, acompanhar o passo estugado das transformações sociais e tende a ser sempre retardia. |
Palavras-chave: | ensino brasileiro; salário-educação; direito público; ensino fundamental |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. |
Observações/Notas: | ISSN: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7843 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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1982 RSP ano39 v110 n2 abr-jun p.113 - 120.pdf | A Fratura exposta do sistema de ensino brasileiro | 2.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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