Title: Evolução do acesso ao ensino superior no Brasil: análise para o aprimoramento do Prouni
Authors: Belmiro, Célio
Pinheiro, Diego
Reis, Breno Salomon
metadata.dc.contributor.other: Evidência Express (EvEx)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/6939
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Material Textual
metadata.dc.description.physical: 28 p.
Issue Date: Dec-2022
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação e Docência
Políticas Públicas
Abstract: Este relatório busca apresentar um panorama das diferentes oportunidades atuais do Governo brasileiro resgatar o crescimento significativo da inserção de jovens no ensino superior. Em particular, o objetivo deste trabalho é fornecer ferramentas para o aprimoramento do Prouni. Desde os anos 2000, o total de vagas oferecidas em cursos de graduação privados excede em mais do que 50% o total de vagas em cursos de graduação públicos (SENKEVICS; CARVALHO, 2021). Mais recentemente, esse valor tem oscilado em torno de 75% (INEP, 2022). Dessa forma, entender as possibilidades de refinamento do programa que possibilita o acesso de indivíduos de baixa renda a universidades privadas é essencial para a promoção da entrada de jovens no ensino superior de forma expressiva.
Keywords: acesso ao ensino superior;  inserção de jovens no ensino superior.;  Programa Universidade para Todos
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa da Enap criada em parceria com a UnB, a qual possibilitou formar um time de pesquisadores para produzir produtos ágeis (em sua maioria relatórios) que são utilizados para melhorar a tomada de decisão do governo relacionada ao desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7757
Appears in Collections:Evidência Express (EvEx)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022.12.16 - Evolução do acesso ao ensino superior no Brasil.pdfEvolução do acesso ao ensino superior no Brasil19.39 MBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.