Title: Programa Nacional de Bioinsumos: proposição de um sistema de monitoramento de biofábricas.
Authors: Xavier, Vanessa Lucas
metadata.dc.contributor.other: Rodrigues, Roberto Wagner da Silva (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 87 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Vanessa Lucas Xavier
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: A fim de atender à crescente demanda do setor produtivo e da sociedade em buscar alternativas de insumos de base biológica para os sistemas agropecuários e de produtos cada vez mais sustentáveis, em maio de 2020, foi publicado o Decreto n° 10.375, o qual criou o Programa Nacional de Bioinsumos (PNB). Dada a importância da finalidade do programa, qual seja ampliar e fortalecer a utilização de bioinsumos no país para beneficiar o setor agropecuário e, uma vez que o referido programa é um instrumento da Política Agrícola Brasileira, propõe-se investigar a implementação do programa no que diz respeito a uma de suas principais ferramentas, as biofábricas. A investigação mapeia e traça um diagnóstico das condições de funcionamento de uma amostra de biofábricas instaladas em propriedades que produzem os seus próprios bioinsumos e contribui com um desenho de um sistema de monitoramento para acompanhar o grau de segurança biológica dos processos de produção de bioinsumos. As informações geradas podem ser usadas para subsidiar a tomada de decisões e o aprimoramento do programa. Os resultados dessa pesquisa visam contribuir com a melhoria de todo o processo, de forma que sirva de ferramental aos atores envolvidos para guiar e priorizar as ações a serem conduzidas.
Keywords: sustentabilidade;  agricultura;  biodiversidade;  segurança alimentar;  políticas públicas;  programa nacional de bioinsumos
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado Profissional em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) como requisito para obtenção do título de Mestre em Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7351
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Vanessa Lucas Xavier.pdf3.24 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.