Title: O processo de escolha dos diretores das agências reguladoras: o papel das comissões do Senado Federal na análise dos perfis dos indicados.
Authors: Oliveira, Geovani Ferreira de
metadata.dc.contributor.other: Palotti, Pedro Lucas de Moura (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 128 páginas
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Geovani Ferreira de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Regulação
Abstract: Tendo em vista a oportunidade de contribuir com os estudos sobre o funcionamento das comissões permanentes do Senado Federal, ainda escassos na literatura, desenvolve-se esta pesquisa sobre o processo de escolha dos diretores das agências reguladoras federais, a fim de investigar o papel das comissões como objetivo geral. Para tanto, é necessário descrever o processo de deliberação sobre os nomes indicados pelo Presidente da República para os cargos de diretores das agências, identificar e analisar os papéis de cada instância participante do processo à luz das teorias sobre grupos de interesse, grupos de pressão, atores com poder de veto e das teorias sobre a organização legislativa, e coletar e analisar dados sobre todo o percurso das indicações dentro do Senado Federal. Aplica-se à pesquisa a metodologia de estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa dos dados relacionados ao tema. Diante da aplicação dessa estrutura conceitual e metodológica, verifica-se que as comissões do Senado Federal encarregadas de promover a arguição pública dos indicados para as agências desempenham, em certa medida, papéis informacional e partidário em apoio ao Plenário do Senado Federal, instância que tem a palavra final sobre os nomes indicados. Constata-se também que os resultados das deliberações de cada uma das quatro comissões do Senado encarregadas das sabatinas dos indicados estão bem alinhados às decisões proferidas pelo Plenário da Casa sobre tais indicações e que a participação dos senadores nas sessões produz perguntas e discursos bastante alinhados com o propósito da arguição pública, que é o de produzir informações para a decisão do Plenário e mitigar os riscos de aprovação de candidatos às vagas sem o preparo que o contexto técnico das agências exige. Com isso, conclui-se que, a despeito de as comissões não deterem a última palavra nos processos de escolha dos dirigentes de agências, elas ajudam a qualificar as informações sobre os indicados em apoio às decisões do Plenário, apesar da constatação de algumas características de seus processos relacionados às sabatinas que reduzem esse papel informacional.
Keywords: agência reguladora;  autoridade pública;  Senado Federal
Target: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública – Enap como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7312
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.