Title: Mais educação ou mais desperdício?: evidências quase experimentais
Authors: Zoghbi, Ana Carolina Pereira
metadata.dc.contributor.other: Carraro, André
Shikida, Claudio D.
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Caderno
metadata.dc.description.physical: Caderno Enap, 96
Coleção: Cátedras 2019
Issue Date: 2022
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Atribuição (by): Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra. Fonte: http://creativecommons.org.br/aslicencas/
Classificação Temática: Educação e Docência
Ética, Cidadania e Diversidade
Abstract: Entre os critérios estabelecidos na ocasião, foi definido que escolas com mais de 50% de seus alunos registrados no Bolsa Família teriam prioridade no processo de mobilização e inscrição. Esse critério não foi respeitado por muito tempo, mas permitiu explorar um experimento natural no curto prazo, dado pela descontinuidade da priorização para participação no Mais Educação entre as escolas que entraram no programa em 2012, comparativamente àquelas que não entraram até 2014 (período que temos dados disponíveis). Primeiramente, realizamos testes de manipulação na variável que definia a priorização das escolas para participarem do Mais Educação, i.e., o percentual de alunos das escolas no Bolsa Família. Os resultados de descontinuidade na densidade ao redor do threshold de priorização mostraram não haver manipulação dessa variável para escolas de ensino infantil e do ensino médio. Mas observamos alguma evidência nesse sentido para escolas do ensino fundamental. Entretanto, suspeitamos que esse resultado seja algum ruído ou resultado de arredondamento, pois as escolas não eram proibidas de ingressar no programa. A priorização se deu no sentido de uma campanha e um processo de mobilização para que essas escolas participassem. Mas muitas escolas que não cumpriam os requisitos entravam no programa se mostrassem interesse e recorressem ao Ministério da Educação.
Keywords: Políticas públicas;  Políticas públicas de educação;  Educação
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7044
Appears in Collections:Cadernos ENAP
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caderno_96_sumario_executivo_final.pdfSumário Executivo - Caderno Enap 96 - Cátedras 2019217.4 kBAdobe PDF View/Open
Caderno_96__relatório_completo.pdf7.89 MBAdobe PDF View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.