Título: Mais educação ou mais desperdício?: evidências quase experimentais
Autor(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Contribuidor: Carraro, André
Shikida, Claudio D.
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Caderno
Extensão/Indicação de Série: Caderno Enap, 96
Coleção: Cátedras 2019
Data: 2022
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Termos de uso: Termo::Creative Commons - Atribuição (by): Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem ou criem obras derivadas, mesmo que para uso com fins comerciais, contanto que seja dado crédito pela criação original. Esta é a licença menos restritiva de todas as oferecidas, em termos de quais usos outras pessoas podem fazer de sua obra. Fonte: http://creativecommons.org.br/aslicencas/
Classificação Temática: Educação e Docência
Ética, Cidadania e Diversidade
Resumo: Entre os critérios estabelecidos na ocasião, foi definido que escolas com mais de 50% de seus alunos registrados no Bolsa Família teriam prioridade no processo de mobilização e inscrição. Esse critério não foi respeitado por muito tempo, mas permitiu explorar um experimento natural no curto prazo, dado pela descontinuidade da priorização para participação no Mais Educação entre as escolas que entraram no programa em 2012, comparativamente àquelas que não entraram até 2014 (período que temos dados disponíveis). Primeiramente, realizamos testes de manipulação na variável que definia a priorização das escolas para participarem do Mais Educação, i.e., o percentual de alunos das escolas no Bolsa Família. Os resultados de descontinuidade na densidade ao redor do threshold de priorização mostraram não haver manipulação dessa variável para escolas de ensino infantil e do ensino médio. Mas observamos alguma evidência nesse sentido para escolas do ensino fundamental. Entretanto, suspeitamos que esse resultado seja algum ruído ou resultado de arredondamento, pois as escolas não eram proibidas de ingressar no programa. A priorização se deu no sentido de uma campanha e um processo de mobilização para que essas escolas participassem. Mas muitas escolas que não cumpriam os requisitos entravam no programa se mostrassem interesse e recorressem ao Ministério da Educação.
Palavras-chave: Políticas públicas;  Políticas públicas de educação;  Educação
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7044
Aparece nas coleções:Cadernos ENAP
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caderno_96_sumario_executivo_final.pdfSumário Executivo - Caderno Enap 96 - Cátedras 2019217.4 kBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir
Caderno_96__relatório_completo.pdf7.89 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.