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dc.contributor.authorKarruz, Ana Paula-
dc.contributor.authorMoraes, André Machado-
dc.date.accessioned2020-10-05T19:35:26Z-
dc.date.available2020-10-05T19:35:26Z-
dc.date.issued2020-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5464-
dc.description.abstractO estudo busca elucidar e articular a gama de condicionantes do desempenho fiscal local, dimensionar a influência da gestão fiscal municipal nesse desempenho, e descrever como a qualidade da gestão fiscal se distribui entre municípios com diferentes características. Propõe um modelo conceitual e de regressão para o desempenho fiscal, tendo o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) dos municípios de Minas Gerais como variável dependente. A identificação de efeitos apoia-se na natureza longitudinal dos dados (2007-2016) e na modelagem em painel. Transferências voluntárias da União e do governo estadual parecem favorecer o desempenho fiscal local, especialmente via investimentos. Um terço da variação do IFGF não pode ser atribuída às covariáveis e é tomada, por eliminação, como proxy para a qualidade da gestão fiscal. Esta apresenta moderada correlação com a população e mostra sinais de dependência espacial, com concentração de valores altos na região da capital.pt_BR
dc.description.abstractEl estudio busca enumerar y articular la gama de condicionantes del desempeño fiscal local, dimensionar la influencia de la gestión fiscal municipal en ese desempeño, y describir cómo la calidad de la gestión fiscal se distribuye entre municipios con diferentes características. Propone un modelo conceptual y de regresión, teniendo el Índice Firjan de Gestión Fiscal (IFGF) como variable dependiente. La estrategia de identificación reside en el modelo de datos del panel, cubriendo el estado brasileño de Minas Gerais entre 2007 y 2016. Transferencias discrecionales de los gobiernos central e estadual parecen favorecer el rendimiento fiscal local, especialmente financiando inversiones. Un tercio de la variación del IFGF no puede ser atribuida a las covariables y es tomada, por eliminación, como proxy para calidad de la gestión fiscal. Esta presenta correlación moderada con la población y signos de dependencia espacial, con reaparición de valores más altos en la región de la capital del estado.pt_BR
dc.description.abstractThe study aims at pinpointing and articulating the range of factors affecting local fiscal performance; assessing the influence of municipal fiscal management on such performance; and describing how the quality of fiscal management is distributed across municipalities with different characteristics. A conceptual and a regression model are proposed, taking the Firjan Fiscal Management Index (IFGF) as the dependent variable. The identification strategy relies on panel data modeling, covering Brazil’s Minas Gerais state between 2007 and 2016. Discretionary transfers from central and state governments seem to favor local fiscal performance, mainly via funding of investments. About one third of IFGF’s variation is not explained by the model; by elimination, residuals are interpreted as proxy for quality of local fiscal management. This measure shows a moderate correlation with population size and signs of spatial autocorrelation, with above-average values repeatedly detected near the state capital.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3777pt_BR
dc.subjectgestão fiscalpt_BR
dc.subjectmunicípiospt_BR
dc.subjectIndice Firjan de Desempenho Fiscal (IFGF)pt_BR
dc.subjectadministração públicapt_BR
dc.titleGestão local e seu impacto no desempenho fiscal: análise dos municípios mineirospt_BR
dc.titleEl impacto de la gestión local en el desempeño fiscal municipal: análisis de los municipios de Minas Geraispt_BR
dc.titleLocal management’s impact on fiscal performance: analysis of Minas Gerais municipalitiespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 71, n. 1, p. 92-139pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionO estudo busca elucidar e articular a gama de condicionantes do desempenho fiscal local, dimensionar a influência da gestão fiscal municipal nesse desempenho, e descrever como a qualidade da gestão fiscal se distribui entre municípios com diferentes características.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextNeste trabalho aplica-se uma estratégia de identificação por eliminação, amparada em dados de painel sobre desempenho fiscal, analisados via modelo de regressão, com efeitos fixos de município e de ano. Os resíduos da regressão – i.e., a variação do desempenho fiscal que não pode ser prevista pelo modelo – são compreendidos como expressão da qualidade da gestão fiscal. Esta pesquisa visa adensar o debate acerca das finanças municipais, a partir da análise dos municípios mineiros no período 2006-2017. Minas Gerais é o estado com maior número de municípios (853) e se caracteriza por grande diversidade socioeconômica. O intervalo temporal considerado aproveita ao máximo a dimensão longitudinal das informações disponíveis. O modelo de regressão estimado possibilita controlar por fatores estruturais e conjunturais que influenciam o desempenho fiscal municipal, e é viabilizado por um esforço considerável de reunião de bases de dados. A concepção do referido modelo alicerça-se em levantamento bibliográfico abrangente, a partir do qual buscou-se integrar diferentes vertentes teóricas e condicionantes do desempenho fiscal. Essa articulação conceitual, acredita-se, também se configura como uma contribuição do estudo.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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