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dc.contributor.authorMundim, Pedro Santos-
dc.contributor.authorVidigal, Robert-
dc.contributor.authorMichelotti, Fernando Canto-
dc.contributor.authorPinto, André Jácomo de Paula-
dc.date.accessioned2020-09-28T19:32:37Z-
dc.date.available2020-09-28T19:32:37Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5423-
dc.description.abstractEste artigo apresenta e discute os resultados de experimentos de lista e de informação realizados em pesquisas de opinião pública encomendadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em 2014 e 2015. Com o experimento de lista, buscava-se captar e estimar um suposto preconceito latente em relação ao Programa Bolsa Família (PBF) e seus beneficiários; e, com os experimentos de informação, avaliar quais mensagens sobre os resultados positivos do programa seriam mais eficientes para mudar opiniões do público em relação a ele e aumentar o seu apoio junto à população brasileira. Até onde sabemos, essas foram umas das poucas vezes em que se utilizaram tais técnicas de pesquisa na elaboração de estratégias de comunicação do Governo Federal. Mas, ao contrário do que se esperava, encontrou-se um apoio latente ao PBF, e não uma rejeição, e as informações repassadas aos entrevistados não foram capazes de alterar suas opiniões.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo presenta y discute los resultados de experimentos de lista y de información realizados en encuestas de opinión pública encargadas por la Secretaría de Comunicación Social de la Presidencia de la República, en 2014 y 2015. Con el experimento de lista, se buscaba captar y estimar un supuesto preconcepto latente en relación al Programa Bolsa Familia (PBF) y sus beneficiarios; y, con los experimentos de información, evaluar qué mensajes sobre los resultados positivos del programa serían más eficientes para cambiar opiniones del público en relación a él y aumentar su apoyo junto a la población brasileña. Hasta donde sabemos, esas fueron unas de las pocas veces en que se utilizaron tales técnicas de investigación en la elaboración de estratégicas de comunicación del Gobierno Federal. Pero, al contrario de lo que se esperaba, se encontró un apoyo latente al PBF, y no un rechazo, y las informaciones repasadas a los entrevistados no fueron capaces de alterar sus opiniones.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents and discusses the results of a list and information experiments carried out in public opinion surveys commissioned by the Secretariat of Social Communication of the Presidency of the Republic in 2014 and 2015. The list experiment sought to capture and estimate a supposed latent prejudice in relation to the Bolsa Família Program (PBF) and its beneficiaries. The information experiments sought to evaluate which messages about the positive results of the program would be more efficient to change public opinion about it and to increase its support amongst the Brazilian population. As far as we know, these were one of the few times in which such research techniques were used in the communication strategies elaboration of the Federal Government. However, and contrary to expectations, there was a latent support for the PBF, not a rejection, and the information passed on to interviewees was not able to change their opinions.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3288pt_BR
dc.subjectPrograma Bolsa Famíliapt_BR
dc.subjectopinião públicapt_BR
dc.subjectexperimento de listapt_BR
dc.subjectexperimento de informaçãopt_BR
dc.subjectadministração pública municipalpt_BR
dc.titleBolsa Família, informação e preconceito: uma análise com o uso de experimentospt_BR
dc.titleBolsa Familia, información y prejuicio: un análisis con el uso de experimentospt_BR
dc.titleBolsa Família, information and prejudice: an analysis using experimentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 70, n. 4, p. 551-575pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicaspt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptionCom o experimento de lista, buscava-se captar e estimar um suposto preconceito latente em relação ao Programa Bolsa Família (PBF) e seus beneficiários; e, com os experimentos de informação, avaliar quais mensagens sobre os resultados positivos do programa seriam mais eficientes para mudar opiniões do público em relação a ele e aumentar o seu apoio junto à população brasileira.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessadospt_BR
dc.educational.contextCom este artigo buscamos, justamente, apresentar e discutir os resultados de ambos os experimentos – de lista e de informação – realizados pela Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secom/PR, voltados para captar o suposto preconceito latente em relação ao PBF e quais mensagens seriam mais eficientes para aumentar o apoio ao programa junto à opinião pública brasileira. As hipóteses por trás de cada um deles eram as seguintes: no caso do experimento de lista, de que havia um preconceito latente em relação ao PBF e beneficiários; e no caso dos experimentos de informação, de que a exposição a dados sobre os resultados positivos do programa levaria as pessoas a mudarem suas opiniões em relação ao programa. Até onde sabemos, essas foram umas das poucas vezes em que se buscou utilizar tais técnicas de pesquisa na elaboração de estratégias de comunicação do Governo Federal.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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