Title: Bolsa Família, informação e preconceito: uma análise com o uso de experimentos
Bolsa Familia, información y prejuicio: un análisis con el uso de experimentos
Bolsa Família, information and prejudice: an analysis using experiments
Authors: Mundim, Pedro Santos
Vidigal, Robert
Michelotti, Fernando Canto
Pinto, André Jácomo de Paula
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3288
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 70, n. 4, p. 551-575
Issue Date: Oct-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: Este artigo apresenta e discute os resultados de experimentos de lista e de informação realizados em pesquisas de opinião pública encomendadas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, em 2014 e 2015. Com o experimento de lista, buscava-se captar e estimar um suposto preconceito latente em relação ao Programa Bolsa Família (PBF) e seus beneficiários; e, com os experimentos de informação, avaliar quais mensagens sobre os resultados positivos do programa seriam mais eficientes para mudar opiniões do público em relação a ele e aumentar o seu apoio junto à população brasileira. Até onde sabemos, essas foram umas das poucas vezes em que se utilizaram tais técnicas de pesquisa na elaboração de estratégias de comunicação do Governo Federal. Mas, ao contrário do que se esperava, encontrou-se um apoio latente ao PBF, e não uma rejeição, e as informações repassadas aos entrevistados não foram capazes de alterar suas opiniões.
Este artículo presenta y discute los resultados de experimentos de lista y de información realizados en encuestas de opinión pública encargadas por la Secretaría de Comunicación Social de la Presidencia de la República, en 2014 y 2015. Con el experimento de lista, se buscaba captar y estimar un supuesto preconcepto latente en relación al Programa Bolsa Familia (PBF) y sus beneficiarios; y, con los experimentos de información, evaluar qué mensajes sobre los resultados positivos del programa serían más eficientes para cambiar opiniones del público en relación a él y aumentar su apoyo junto a la población brasileña. Hasta donde sabemos, esas fueron unas de las pocas veces en que se utilizaron tales técnicas de investigación en la elaboración de estratégicas de comunicación del Gobierno Federal. Pero, al contrario de lo que se esperaba, se encontró un apoyo latente al PBF, y no un rechazo, y las informaciones repasadas a los entrevistados no fueron capaces de alterar sus opiniones.
This article presents and discusses the results of a list and information experiments carried out in public opinion surveys commissioned by the Secretariat of Social Communication of the Presidency of the Republic in 2014 and 2015. The list experiment sought to capture and estimate a supposed latent prejudice in relation to the Bolsa Família Program (PBF) and its beneficiaries. The information experiments sought to evaluate which messages about the positive results of the program would be more efficient to change public opinion about it and to increase its support amongst the Brazilian population. As far as we know, these were one of the few times in which such research techniques were used in the communication strategies elaboration of the Federal Government. However, and contrary to expectations, there was a latent support for the PBF, not a rejection, and the information passed on to interviewees was not able to change their opinions.
Keywords: Programa Bolsa Família;  opinião pública;  experimento de lista;  experimento de informação;  administração pública municipal
Target: Com o experimento de lista, buscava-se captar e estimar um suposto preconceito latente em relação ao Programa Bolsa Família (PBF) e seus beneficiários; e, com os experimentos de informação, avaliar quais mensagens sobre os resultados positivos do programa seriam mais eficientes para mudar opiniões do público em relação a ele e aumentar o seu apoio junto à população brasileira.
Target Audience: Servidores, Especialistas e demais interessados
metadata.dc.educational.context: Com este artigo buscamos, justamente, apresentar e discutir os resultados de ambos os experimentos – de lista e de informação – realizados pela Assessoria de Pesquisa de Opinião Pública da Secom/PR, voltados para captar o suposto preconceito latente em relação ao PBF e quais mensagens seriam mais eficientes para aumentar o apoio ao programa junto à opinião pública brasileira. As hipóteses por trás de cada um deles eram as seguintes: no caso do experimento de lista, de que havia um preconceito latente em relação ao PBF e beneficiários; e no caso dos experimentos de informação, de que a exposição a dados sobre os resultados positivos do programa levaria as pessoas a mudarem suas opiniões em relação ao programa. Até onde sabemos, essas foram umas das poucas vezes em que se buscou utilizar tais técnicas de pesquisa na elaboração de estratégias de comunicação do Governo Federal.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISSN Eletrônico: 2357-8017
ISSN Impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5423
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
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