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dc.contributor.authorFreitas, Jorge Lheureux de-
dc.contributor.authorMacadar, Marie Anne-
dc.contributor.authorHenriqson, Eder-
dc.date.accessioned2020-09-21T20:24:31Z-
dc.date.available2020-09-21T20:24:31Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5395-
dc.description.abstractBaseado nos depoimentos de representantes de organizações não governamentais, o objetivo desta pesquisa consistiu em estudar e comparar a participação eletrônica no Uruguai, Colômbia e Chile com fundamento na teoria da ação comunicativa (TAC). As evidências mostraram que Chile e Colômbia contam com lei específica que regula o tema e que a Colômbia é a única das três nações com um programa institucional de e-participação. As entrevistas indicaram que a presença da e-participação em todos os países é tímida e que, apesar da percepção de discurso governamental e vontade política favoráveis, os recursos disponíveis, nesse âmbito, estão aquém do necessário. Por final, as contribuições fizeram emergir uma discussão sobre a conveniência do modelo preconizado pela Open Government Partnership (OGP).pt_BR
dc.description.abstractBasado en los testimonios de los representantes de organizaciones no gubernamentales, el presente trabajo buscó estudiar y comparar la participación electrónica en Uruguay, Colombia y Chile interpretados a partir de la teoría de la acción comunicativa. Las evidencias mostraron que Chile y Colombia cuentan con ley específica que regula el tema y que Colombia es la única de las tres naciones con un programa institucional de e-participación. Las entrevistas indicaron que en todos los países es débil la presencia de la e-participación y que, a pesar de la percepción de un discurso gubernamental y de una voluntad política favorables, los recursos disponibles están por debajo de lo necesario. Por último, las contribuciones hicieron emerger una discusión sobre la conveniencia del modelo preconizado por la Open Government Partnership, OGP.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to study and compare electronic participation in Uruguay, Colombia and Chile through the testimonies of the members of non-governmental organizations, interpreted by the theory of communicative action. The evidence showed that Chile and Colombia have a specific law that regulates the subject and that Colombia is the only one of the three nations with an institutional e-participation program. According to the interviews, e-participation is weak in all the countries and, despite the perception of a favorable governmental discourse and political will, the available resources are below what is required. Finally, the contributions gave rise to a discussion about the appropriateness of the model advocated by the Open Government Partnership, OGP.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.sourcehttps://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3238pt_BR
dc.subjectparticipação eletrônicapt_BR
dc.subjectteoria da ação comunicativapt_BR
dc.subjectgoverno abertopt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjectUruguaipt_BR
dc.subjectChilept_BR
dc.subjectColômbiapt_BR
dc.titleA participação eletrônica no Uruguai, Chile e Colômbia a partir da teoria da ação comunicativapt_BR
dc.titleLa participación electrónica en Uruguay, Chile y Colombia a partir de la teoría de la acción comunicativapt_BR
dc.titleEletronic participationin Uruguay, Chile and Colombia from the communicative action theorypt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 70, n. 2, p. 239-266pt_BR
dc.description.classificationGestão Públicapt_BR
dc.description.classificationTransparência, Controle e Participaçãopt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.educational.descriptiono objetivo desta pesquisa consistiu em estudar e comparar a participação eletrônica no Uruguai, Colômbia e Chile com fundamento na teoria da ação comunicativa (TAC).pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores, Especialistas e demais interessados.pt_BR
dc.educational.contextDe forma a situar a linha de condução do presente estudo, importante referir as escolhas adotadas, a saber: Abordagem qualitativa e indutiva, que busca novos conceitos e contribuições teóricas para o campo, capturando concepções e relacionamentos não aparentes para osinformantes (Gioia; Corley ; Hamilton, 2013); Inserção na linha crítica, adotando como lente teórica a teoria da ação comunicativa; Adoção complementar do interpretativismo.pt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
dc.subject.ods16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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