A participação eletrônica no Uruguai, Chile e Colômbia a partir da teoria da ação comunicativa
Título: | A participação eletrônica no Uruguai, Chile e Colômbia a partir da teoria da ação comunicativa La participación electrónica en Uruguay, Chile y Colombia a partir de la teoría de la acción comunicativa Eletronic participationin Uruguay, Chile and Colombia from the communicative action theory |
Autor(es): | Freitas, Jorge Lheureux de Macadar, Marie Anne Henriqson, Eder |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Endereço Eletrônico: | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3238 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 70, n. 2, p. 239-266 |
Data: | Abr-2019 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ |
Classificação Temática: | Gestão Pública Transparência, Controle e Participação |
Resumo: | Baseado nos depoimentos de representantes de organizações não governamentais, o objetivo desta pesquisa consistiu em estudar e comparar a participação eletrônica no Uruguai, Colômbia e Chile com fundamento na teoria da ação comunicativa (TAC). As evidências mostraram que Chile e Colômbia contam com lei específica que regula o tema e que a Colômbia é a única das três nações com um programa institucional de e-participação. As entrevistas indicaram que a presença da e-participação em todos os países é tímida e que, apesar da percepção de discurso governamental e vontade política favoráveis, os recursos disponíveis, nesse âmbito, estão aquém do necessário. Por final, as contribuições fizeram emergir uma discussão sobre a conveniência do modelo preconizado pela Open Government Partnership (OGP). Basado en los testimonios de los representantes de organizaciones no gubernamentales, el presente trabajo buscó estudiar y comparar la participación electrónica en Uruguay, Colombia y Chile interpretados a partir de la teoría de la acción comunicativa. Las evidencias mostraron que Chile y Colombia cuentan con ley específica que regula el tema y que Colombia es la única de las tres naciones con un programa institucional de e-participación. Las entrevistas indicaron que en todos los países es débil la presencia de la e-participación y que, a pesar de la percepción de un discurso gubernamental y de una voluntad política favorables, los recursos disponibles están por debajo de lo necesario. Por último, las contribuciones hicieron emerger una discusión sobre la conveniencia del modelo preconizado por la Open Government Partnership, OGP. This study aims to study and compare electronic participation in Uruguay, Colombia and Chile through the testimonies of the members of non-governmental organizations, interpreted by the theory of communicative action. The evidence showed that Chile and Colombia have a specific law that regulates the subject and that Colombia is the only one of the three nations with an institutional e-participation program. According to the interviews, e-participation is weak in all the countries and, despite the perception of a favorable governmental discourse and political will, the available resources are below what is required. Finally, the contributions gave rise to a discussion about the appropriateness of the model advocated by the Open Government Partnership, OGP. |
Palavras-chave: | participação eletrônica; teoria da ação comunicativa; governo aberto; avaliação; Uruguai; Chile; Colômbia |
Objetivo: | o objetivo desta pesquisa consistiu em estudar e comparar a participação eletrônica no Uruguai, Colômbia e Chile com fundamento na teoria da ação comunicativa (TAC). |
Público alvo: | Servidores, Especialistas e demais interessados. |
Contexto de aprendizagem: | De forma a situar a linha de condução do presente estudo, importante referir as escolhas adotadas, a saber: Abordagem qualitativa e indutiva, que busca novos conceitos e contribuições teóricas para o campo, capturando concepções e relacionamentos não aparentes para osinformantes (Gioia; Corley ; Hamilton, 2013); Inserção na linha crítica, adotando como lente teórica a teoria da ação comunicativa; Adoção complementar do interpretativismo. |
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. |
Observações/Notas: | ISSN Eletrônico: 2357-8017 ISSN Impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5395 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
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