Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família
Title: | Parceria intersetorial em políticas sociais: o controle da frequência escolar no Programa Bolsa Família |
Authors: | Filgueiras, Cristina Almeida Cunha |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84:parceria-intersetorial-em-politicas-sociais-o-controle-de-frequencia-escolar-no-programa-bolsa-familia&catid=5:estado-e-governo |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Estudo de Caso |
metadata.dc.description.physical: | Número Páginas: 43 p. |
Issue Date: | 2013 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Estado e Governo. Governança. Governabilidade Políticas Setoriais. Políticas Intersetoriais |
Abstract: | O estudo de caso examina a colaboração entre o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no Brasil para o acompanhamento do compromisso assumido pelas famílias beneficiárias de manter seus filhos na escola com a frequência mínima exigida pelo Programa Bolsa Família. Nele são analisados a intersetorialidade como estratégia da política social e os desafios envolvidos na coordenação entre os organismos públicos para garantir a integralidade neste programa da política de combate à pobreza e proteção social. O foco principal do estudo é a articulação entre os atores institucionais do Governo Federal, porém são também abordados elementos importantes da interação com outros níveis de governo para que a gestão da condicionalidade de educação cumpra seus propósitos |
Keywords: | Administração Federal; Administração Municipal; Assistência Social; Controle; Distribuição de Renda; Frequência Escolar; Educação; Parceria; Pobreza; Política Social; Políticas Públicas; Programa Social; Seguridade Social; Serviço Social |
metadata.dc.description.additional: | A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14). |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/290 |
Appears in Collections: | Casoteca: Políticas Públicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Parceria intersetorial em políticas sociais o controle de frequência escolar no PBF.pdf | Atualizado em 2017 | 432.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Parceria intersetorial em politicas sociais_Bolsa Familia_Nota pedagogica.pdf | 106.09 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.