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dc.contributor.authorLuz, Rodolfo Pinto da-
dc.contributor.authorAndrade Júnior, Hermes-
dc.contributor.authorPinto, Elisabeth Lisbôa-
dc.date.accessioned2014-12-04T13:01:20Z-
dc.date.available2014-12-04T13:01:20Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1626-
dc.description.abstractA instituição do Programa Pró-equidade de Gênero é o reconhecimento público da desigualdade de tratamento e de oportunidades, que ainda permanece entre mulheres e homens. A implementação é consolidada com a colocação em prática dos planos de ações firmados entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e as organizações aderentes. A pesquisa exploratória teve como objetivo apresentar o programa e discuti-lo com base no modelo "policy cycle como aprendizado", de Silva e Melo (2000). Os resultados subsidiarão pesquisa futura sobre a avaliação do programa. Dentro da estratégia adotada, a coleta de dados ocorreu em documentos institucionais e dados bibliográficos em março de 2009, com o seguinte resultado: a avaliação não trata de forma clara da efetividade e da sustentabilidade do programa. Este trabalho está dividido em seis partes: descrição do método utilizado; apresentação do Programa Pro-equidade de Gênero; avaliação de suas duas primeiras edições; breve contextualização das políticas públicas no Brasil e o modelo "policy cicle como aprendizado"; relações entre o programa e o modelo; e considerações finais.pt_BR
dc.description.abstractLa institución del Programa en favor de la Equidad de Género es ek reconocimiento público de la desigualdad, del trato y de las oportunidades otorgado a las mujeres. La aplicación esta consolidada con la puesta en práctica de los Planes de Acción firmados entre la Secretaría Especial de Políticas para las mujeres (SPM) y las organizaciones que hacen parte. La investigación tiene como objetivo presentar el programa y discutirlo con base en el modelo "police cycle como aprendizado" de Silva y Melo (2000). Los resultados servirán como ayuda para investigaciones futuras sobre la evaluación del programa. Dentro de la estrategia adoptada la colecta de datos ocurrió en documentos de instituciones y datos bibliográficos en marzo de 2009, con los seguientes resultados: la evaluación no trata de manera clara de la efectividad o de la sustentabilidad del programa. Este trabajo está dividido en seis (6) partes: en la primeira es descrito el método utilizado; la segunda presenta el programa en favor de la equidad de género y la evaluación de sus dos primeras ediciones; la tercera y cuarta partes discuten una breve contextualización de las políticas públicas en el Brasil y el modelo "policy cycle como aprendizaje"; siguiente que las relaciones del programa y otras partes del modelo, y las preocupaciones definitivas.pt_BR
dc.description.abstractThe constitution of the Pro-equity Gender Program shows the public admission of the unequal treatment and opportunities grantes to women. This implementation is consolidated with the putting into practice of the Action Plans agreed between the Special Secretariat of Women Policies (SWP) and the organizations members. The survey description has the purpose to present the program and discuss it on the model "polycy cycle as a learning", from Silva e Melo (2000). Results will give subsidies to future research on the program evaluation. Within the adopted strategy, data were collected on March 2009, through institutional documents and bibliographic data, with the following result: the assessment does not deal with the program effectiveness and sustainability in a clear way. This work is divided in six parts: in the first one is described the used method; then, it is presented the Pro-equity Gender Program and the assessment of its first two editions; the third and fourth part discusse in brief the composition of public policies in Brazil and the model "policy cycle as a learning"; the following parts treat of the relationships among the program and the model, and the final considerations.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/33/30pt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectgêneropt_BR
dc.subjectPrograma Pró-equidade de Gêneropt_BR
dc.subjectgéneropt_BR
dc.subjectPrograma en favor de la Equidad de Géneropt_BR
dc.subjectpolicypt_BR
dc.subjectgenderpt_BR
dc.subjectPro-equity Gender Programpt_BR
dc.titlePró-equidade de gênero: incorporando políticas de ação afirmativa no mundo do trabalhopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 4, p. 401-413pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.classificationSociedade. Gênero. Famíliapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.description.additionalISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enappolíticas públicaspt_BR
dc.subject.enapgêneropt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidor Públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleSociedade Brasileirapt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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