Título: Pró-equidade de gênero: incorporando políticas de ação afirmativa no mundo do trabalho
Autor(es): Luz, Rodolfo Pinto da
Andrade Júnior, Hermes
Pinto, Elisabeth Lisbôa
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/33/30
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 60, n. 4, p. 401-413
Data: Out-2009
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Políticas Públicas e Sociais
Sociedade. Gênero. Família
Resumo: A instituição do Programa Pró-equidade de Gênero é o reconhecimento público da desigualdade de tratamento e de oportunidades, que ainda permanece entre mulheres e homens. A implementação é consolidada com a colocação em prática dos planos de ações firmados entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e as organizações aderentes. A pesquisa exploratória teve como objetivo apresentar o programa e discuti-lo com base no modelo "policy cycle como aprendizado", de Silva e Melo (2000). Os resultados subsidiarão pesquisa futura sobre a avaliação do programa. Dentro da estratégia adotada, a coleta de dados ocorreu em documentos institucionais e dados bibliográficos em março de 2009, com o seguinte resultado: a avaliação não trata de forma clara da efetividade e da sustentabilidade do programa. Este trabalho está dividido em seis partes: descrição do método utilizado; apresentação do Programa Pro-equidade de Gênero; avaliação de suas duas primeiras edições; breve contextualização das políticas públicas no Brasil e o modelo "policy cicle como aprendizado"; relações entre o programa e o modelo; e considerações finais.
La institución del Programa en favor de la Equidad de Género es ek reconocimiento público de la desigualdad, del trato y de las oportunidades otorgado a las mujeres. La aplicación esta consolidada con la puesta en práctica de los Planes de Acción firmados entre la Secretaría Especial de Políticas para las mujeres (SPM) y las organizaciones que hacen parte. La investigación tiene como objetivo presentar el programa y discutirlo con base en el modelo "police cycle como aprendizado" de Silva y Melo (2000). Los resultados servirán como ayuda para investigaciones futuras sobre la evaluación del programa. Dentro de la estrategia adoptada la colecta de datos ocurrió en documentos de instituciones y datos bibliográficos en marzo de 2009, con los seguientes resultados: la evaluación no trata de manera clara de la efectividad o de la sustentabilidad del programa. Este trabajo está dividido en seis (6) partes: en la primeira es descrito el método utilizado; la segunda presenta el programa en favor de la equidad de género y la evaluación de sus dos primeras ediciones; la tercera y cuarta partes discuten una breve contextualización de las políticas públicas en el Brasil y el modelo "policy cycle como aprendizaje"; siguiente que las relaciones del programa y otras partes del modelo, y las preocupaciones definitivas.
The constitution of the Pro-equity Gender Program shows the public admission of the unequal treatment and opportunities grantes to women. This implementation is consolidated with the putting into practice of the Action Plans agreed between the Special Secretariat of Women Policies (SWP) and the organizations members. The survey description has the purpose to present the program and discuss it on the model "polycy cycle as a learning", from Silva e Melo (2000). Results will give subsidies to future research on the program evaluation. Within the adopted strategy, data were collected on March 2009, through institutional documents and bibliographic data, with the following result: the assessment does not deal with the program effectiveness and sustainability in a clear way. This work is divided in six parts: in the first one is described the used method; then, it is presented the Pro-equity Gender Program and the assessment of its first two editions; the third and fourth part discusse in brief the composition of public policies in Brazil and the model "policy cycle as a learning"; the following parts treat of the relationships among the program and the model, and the final considerations.
Palavras-chave: políticas públicas;  gênero;  Programa Pró-equidade de Gênero;  género;  Programa en favor de la Equidad de Género;  policy;  gender;  Pro-equity Gender Program
Público alvo: Servidor Público
Sociedade Brasileira
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1626
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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