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dc.contributor.authorRocha, Antônio Glauter Teófilo-
dc.date.accessioned2014-10-13T13:09:30Z-
dc.date.available2014-10-13T13:09:30Z-
dc.date.issued2007-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1506-
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é ampliar o conhecimento atual sobre os processos de aprendizado na implementação de políticas públicas, procurando entender, em especial, os aspectos políticos envolvidos nesses processos e como eles influenciam a evolução e os resultados dessas políticas. Nesse sentido, com base em estudos de casos realizados sobre as políticas industriais implementadas pelos estados da Bahia, do Ceará e de Pernambuco nas últimas décadas, conclui-se que o aprendizado de indivíduos e grupos isoladamente dentro dos governos não parece garantir um efetivo aprendizado do governo na implementação de suas políticas. Nos casos estudados, o aprendizado organizacional mostra-se como um processo no qual aspectos políticos e cognitivos interagem sob as restrições de arranjos institucionais específicos. Esses aspectos políticos tanto podem filtrar, retardar e até mesmo impedir a assimilação organizacional do aprendizado de indivíduos ou de grupos, como, outras vezes, podem acelerá-lo.pt_BR
dc.description.abstractEl objetivo de este artículo es ampliar los conocimientos actuales sobre los procesos de aprendizaje que ocurren en la implementación de las políticas públicas, tratando de comprender, en particular, los aspectos políticos en estos procesos y la forma en que ellos influyen en la evolución y resultados de estas políticas. Basándome en estudios de casos realizados en las políticas industriales llevadas a cabo por los gobiernos de las provincias brasileñas de Bahia, Ceará y Pernambuco en las últimas décadas, concluyo que el aprendizaje de los individuos y de los grupos en el gobierno por sí solo no parece garantizar un aprendizaje efectivo del gobierno en la aplicación de sus políticas públicas. En los casos estudiados, el aprendizaje es un proceso en que los aspectos políticos y cognitivos interactúan condicionados por determinadas circunstancias institucionales. Los aspectos políticos pueden filtrar, aplazar e incluso impedir la asimilación organizacional del aprendizaje de los individuos o grupos, y, a veces, pueden acelerarla.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to expand current knowledge on the learning processes that take place in the implementation of public policies, trying to understand, in particular, the politics involved in these processes and how it influences the evolution and results of these policies. Based on case studies carried out on the industrial policies implemented by the Brazilian states of Bahia, Ceará and Pernambuco in recent decades, conclusion points at the fact that the learning of individuals and groups within the government alone does not seem to guarantee an effective learning by the government when implementing its policies. In the cases studied, organizational learning was a process in which politics and cognitive aspects interact under the restrictions of specific institutional circumstances. Politics can either filter, delay and even prevent the organizational assimilation of the individuals or groups learning, and, sometimes, may accelerate it.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/184/189pt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectaprendizado organizacionalpt_BR
dc.subjectaspectos políticospt_BR
dc.subjectimplementação de políticas públicaspt_BR
dc.subjectprocessos de aprendizadopt_BR
dc.subjectBahiapt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.subjectPernambucopt_BR
dc.titleO aprendizado organizacional na implementação de políticas públicas industriais em três estados nordestinospt_BR
dc.title.alternativeEl aprendizaje organizacional en la implementación de políticas públicas industriales en tres provincias del nordeste brasileñopt_BR
dc.title.alternativeThe organizational learning in the implementation of industrial public policies in the Brazilian Northeast statespt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 4, p. 465-503pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enappolíticas públicaspt_BR
dc.subject.enapsetor secundáriopt_BR
dc.subject.enapaprendizagem organizacionalpt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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