O aprendizado organizacional na implementação de políticas públicas industriais em três estados nordestinos
Title: | O aprendizado organizacional na implementação de políticas públicas industriais em três estados nordestinos |
Authors: | Rocha, Antônio Glauter Teófilo |
Publisher: | Revista do Serviço Público (RSP) Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/184/189 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.description.physical: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 4, p. 465-503 |
Issue Date: | Oct-2007 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Políticas Públicas e Sociais |
Abstract: | O objetivo deste artigo é ampliar o conhecimento atual sobre os processos de aprendizado na
implementação de políticas públicas, procurando entender, em especial, os aspectos políticos envolvidos
nesses processos e como eles influenciam a evolução e os resultados dessas políticas. Nesse sentido, com
base em estudos de casos realizados sobre as políticas industriais implementadas pelos estados da Bahia,
do Ceará e de Pernambuco nas últimas décadas, conclui-se que o aprendizado de indivíduos e grupos
isoladamente dentro dos governos não parece garantir um efetivo aprendizado do governo na
implementação de suas políticas. Nos casos estudados, o aprendizado organizacional mostra-se como
um processo no qual aspectos políticos e cognitivos interagem sob as restrições de arranjos institucionais
específicos. Esses aspectos políticos tanto podem filtrar, retardar e até mesmo impedir a assimilação
organizacional do aprendizado de indivíduos ou de grupos, como, outras vezes, podem acelerá-lo. El objetivo de este artículo es ampliar los conocimientos actuales sobre los procesos de aprendizaje que ocurren en la implementación de las políticas públicas, tratando de comprender, en particular, los aspectos políticos en estos procesos y la forma en que ellos influyen en la evolución y resultados de estas políticas. Basándome en estudios de casos realizados en las políticas industriales llevadas a cabo por los gobiernos de las provincias brasileñas de Bahia, Ceará y Pernambuco en las últimas décadas, concluyo que el aprendizaje de los individuos y de los grupos en el gobierno por sí solo no parece garantizar un aprendizaje efectivo del gobierno en la aplicación de sus políticas públicas. En los casos estudiados, el aprendizaje es un proceso en que los aspectos políticos y cognitivos interactúan condicionados por determinadas circunstancias institucionales. Los aspectos políticos pueden filtrar, aplazar e incluso impedir la asimilación organizacional del aprendizaje de los individuos o grupos, y, a veces, pueden acelerarla. This article aims to expand current knowledge on the learning processes that take place in the implementation of public policies, trying to understand, in particular, the politics involved in these processes and how it influences the evolution and results of these policies. Based on case studies carried out on the industrial policies implemented by the Brazilian states of Bahia, Ceará and Pernambuco in recent decades, conclusion points at the fact that the learning of individuals and groups within the government alone does not seem to guarantee an effective learning by the government when implementing its policies. In the cases studied, organizational learning was a process in which politics and cognitive aspects interact under the restrictions of specific institutional circumstances. Politics can either filter, delay and even prevent the organizational assimilation of the individuals or groups learning, and, sometimes, may accelerate it. |
Keywords: | políticas públicas; aprendizado organizacional; aspectos políticos; implementação de políticas públicas; processos de aprendizado; Bahia; Ceará; Pernambuco |
Target Audience: | Servidores públicos Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental |
metadata.dc.description.additional: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1506 |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007 Vol.58,n.4 Glauter.pdf | 216.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.