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dc.contributor.authorAbbad, Gardênia da Silva-
dc.date.accessioned2014-10-07T12:41:03Z-
dc.date.available2014-10-07T12:41:03Z-
dc.date.issued2007-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1485-
dc.description.abstractEste artigo analisa alguns desafios que cercam a adoção da Educação a Distância por instituições de ensino, unidades de formação e qualificação profissional e de educação corporativa. Além disto, é sugerida uma agenda de pesquisa sobre EAD. O artigo trata do papel da EAD na educação continuada de adultos e na ampliação do acesso à aprendizagem, em função da possibilidade de interações assíncronas, mediadas por tecnologias da informação e comunicação. Uma análise da situação EAD no Brasil mostra um grande crescimento da modalidade. Observa-se que ainda são raras as pesquisas sobre EAD no serviço público. Há informações sugerindo que, em órgãos públicos com práticas institucionalizadas de EAD, a modalidade representa uma valiosa e eficaz estratégia de inclusão de pessoas em atividades de ensino-aprendizagem. São analisados alguns importantes desafios ligados à implementação e ao desenho de cursos a distância, e, além disto, é apresentada uma agenda de pesquisas para a área.pt_BR
dc.description.abstractEste artículo hace el análisis de algunos desafios para la adopción de la Educación a Distancia (EAD) por parte de instituciones de enseñanza, unidades de formación y calificación profesional y de educación corporativa. Además de esto, hace la sugerencia de una agenda de investigación sobre la EAD. El artículo incluso trata del papel de la EAD en la educación continuada de los adultos y en la ampliación del acceso al aprendizaje, en función de la posibilidad de interaciones asincrónicas, mediante tecnologías de la información y comunicación. Un análisis de la situación de la EAD en Brasil muestra un gran desarrollo de esta modalidad de educación. También ha observado que aún son pocas las investigaciones sobre la EAD en el servicio público. Hay informaciones sugiriendo que, en órganos públicos con prácticas intitucionalizadas, dicha modalidad representa una valiosa y eficaz estratégia de inclusión de personas en actividades de enseñanza y aprendizaje. Algunos desafios importantes que tienen a ver con la implementación y el diseño de cursos a distancia son analizados.pt_BR
dc.description.abstractThe present article analyses some challenges around the adoption of e-learning in teaching institutions, as well as units of professional induction and qualification courses and of corporate education. Furthermore, it suggests a research agenda on e-learning. The article is concerned with the role e-learning plays in adults’ continued education and in the enlargement of access to learning, according to the possibility of asynchronal interactions provided by technologies of information and communication. Then, an analysis of the state-of-the-art of e-learning in Brazil shows a great development of the modality. It can be observed that researches about e-learning in the public service area are still rare. There is some information suggesting that in public agencies with institutionalized practices of e-learning, the modality represents valuable and effective strategies for including people in teaching-learning activities. It, then, analyses some important challenges related to the implementation and design of e-learning courses, presenting an agenda of research for the area.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/178/183pt_BR
dc.subjecteducação a distânciapt_BR
dc.subjecteducação corporativapt_BR
dc.subjecteducação de adultospt_BR
dc.subjecttecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectaprendizagempt_BR
dc.subjectserviço públicopt_BR
dc.titleEducação a distância: o estado da arte e o futuro necessáriopt_BR
dc.title.alternativeEducación a distancia: el estado del arte y el futuro necesariopt_BR
dc.title.alternativeDistance learning: the state of the art and the needed futurept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 3, p. 351-374pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationEducação a Distânciapt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapeducação a distânciapt_BR
dc.subject.enapeducação continuadapt_BR
dc.subject.enapaprendizagempt_BR
dc.subject.enaptecnologia da informaçãopt_BR
dc.subject.enapserviço públicopt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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