Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário
Título: | Educação a distância: o estado da arte e o futuro necessário |
Autor(es): | Abbad, Gardênia da Silva |
Editor: | Revista do Serviço Público (RSP) Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/178/183 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 58, n. 3, p. 351-374 |
Data: | Jul-2007 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Termos de uso: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). |
Classificação Temática: | Administração Pública Educação a Distância |
Resumo: | Este artigo analisa alguns desafios que cercam a adoção da Educação a Distância por instituições
de ensino, unidades de formação e qualificação profissional e de educação corporativa. Além
disto, é sugerida uma agenda de pesquisa sobre EAD. O artigo trata do papel da EAD na educação
continuada de adultos e na ampliação do acesso à aprendizagem, em função da possibilidade de
interações assíncronas, mediadas por tecnologias da informação e comunicação. Uma análise da
situação EAD no Brasil mostra um grande crescimento da modalidade. Observa-se que ainda são
raras as pesquisas sobre EAD no serviço público. Há informações sugerindo que, em órgãos
públicos com práticas institucionalizadas de EAD, a modalidade representa uma valiosa e eficaz
estratégia de inclusão de pessoas em atividades de ensino-aprendizagem. São analisados alguns
importantes desafios ligados à implementação e ao desenho de cursos a distância, e, além disto, é
apresentada uma agenda de pesquisas para a área. Este artículo hace el análisis de algunos desafios para la adopción de la Educación a Distancia (EAD) por parte de instituciones de enseñanza, unidades de formación y calificación profesional y de educación corporativa. Además de esto, hace la sugerencia de una agenda de investigación sobre la EAD. El artículo incluso trata del papel de la EAD en la educación continuada de los adultos y en la ampliación del acceso al aprendizaje, en función de la posibilidad de interaciones asincrónicas, mediante tecnologías de la información y comunicación. Un análisis de la situación de la EAD en Brasil muestra un gran desarrollo de esta modalidad de educación. También ha observado que aún son pocas las investigaciones sobre la EAD en el servicio público. Hay informaciones sugiriendo que, en órganos públicos con prácticas intitucionalizadas, dicha modalidad representa una valiosa y eficaz estratégia de inclusión de personas en actividades de enseñanza y aprendizaje. Algunos desafios importantes que tienen a ver con la implementación y el diseño de cursos a distancia son analizados. The present article analyses some challenges around the adoption of e-learning in teaching institutions, as well as units of professional induction and qualification courses and of corporate education. Furthermore, it suggests a research agenda on e-learning. The article is concerned with the role e-learning plays in adults’ continued education and in the enlargement of access to learning, according to the possibility of asynchronal interactions provided by technologies of information and communication. Then, an analysis of the state-of-the-art of e-learning in Brazil shows a great development of the modality. It can be observed that researches about e-learning in the public service area are still rare. There is some information suggesting that in public agencies with institutionalized practices of e-learning, the modality represents valuable and effective strategies for including people in teaching-learning activities. It, then, analyses some important challenges related to the implementation and design of e-learning courses, presenting an agenda of research for the area. |
Palavras-chave: | educação a distância; educação corporativa; educação de adultos; tecnologia da informação e comunicação; aprendizagem; serviço público |
Público alvo: | Servidores públicos Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental |
Observações/Notas: | ISSN Impresso: 0034-9240 ISSN Eletrônico: 2357-8017 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1485 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2007 Vol.58,n.3 Abbad.pdf | 203.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.