Título: Sistema radar comercial
Autor(es): Brasil. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior (SECEX)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=232&Itemid=32
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Relato de Experiência
Extensão/Indicação de Série: Número de páginas: 4 p.
Data: Mar-2005
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
Classificação Temática: Inovação
Resumo: O Sistema Radar Comercial é uma ferramenta inédita de inteligência comercial, que permite a identificação de oportunidades comerciais no mercado externo, em nível de seis dígitos do Sistema Harmonizado (SH6). As informações e análises oferecidas pelo Sistema contêm elementos básicos para a formulação de estratégias de promoção comercial, tanto do governo como da iniciativa privada, para o direcionamento dos fluxos de investimentos voltados para a ampliação das exportações brasileiras e para o balizamento dos interesses do Brasil em negociações internacionais. A partir de um código SH, ou de uma palavra chave que identifique determinado produto, o usuário do Sistema pode acessar, via internet, uma gama de análises sobre o produto desejado, em diferentes mercados. Além disso, o sistema possibilita a seleção dos “produtos prioritários”, para o Brasil ou para cada Estado da Federação
Palavras-chave: Comércio exterior;  Inteligência comercial;  Exportação;  Promoção comercial
Objetivo: Os objetivos da iniciativa são: i) desenvolver uma metodologia, com critérios e métodos consistentes, capaz de identificar e fazer análises de produtos e mercados com maiores potencialidades para o incremento das exportações brasileiras; ii) compilar informações detalhadas relativas aos mercados e produtos selecionados; iii) divulgar as informações compiladas, de forma mais abrangente possível, visando alcançar, principalmente, as pequenas e médias empresas e os órgãos governamentais ligados ao comércio exterior
Público alvo: Servidores públicos
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 9º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Antônio José Gadelha Alves, Coordenador-Geral de Promoção e Mercado
Ações premiadas no 9º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - 2004
Áreas temáticas: Planejamento e gestão estratégica; Planejamento, gestão e desempenho institucional
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/337
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)
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