Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/337
Título: Sistema radar comercial
Autor(es): Brasil. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Secretaria de Comércio Exterior (SECEX)
Resumo: O Sistema Radar Comercial é uma ferramenta inédita de inteligência comercial, que permite a identificação de oportunidades comerciais no mercado externo, em nível de seis dígitos do Sistema Harmonizado (SH6). As informações e análises oferecidas pelo Sistema contêm elementos básicos para a formulação de estratégias de promoção comercial, tanto do governo como da iniciativa privada, para o direcionamento dos fluxos de investimentos voltados para a ampliação das exportações brasileiras e para o balizamento dos interesses do Brasil em negociações internacionais. A partir de um código SH, ou de uma palavra chave que identifique determinado produto, o usuário do Sistema pode acessar, via internet, uma gama de análises sobre o produto desejado, em diferentes mercados. Além disso, o sistema possibilita a seleção dos “produtos prioritários”, para o Brasil ou para cada Estado da Federação
Palavras-chave: Comércio exterior;  Inteligência comercial;  Exportação;  Promoção comercial
Objetivo: Os objetivos da iniciativa são: i) desenvolver uma metodologia, com critérios e métodos consistentes, capaz de identificar e fazer análises de produtos e mercados com maiores potencialidades para o incremento das exportações brasileiras; ii) compilar informações detalhadas relativas aos mercados e produtos selecionados; iii) divulgar as informações compiladas, de forma mais abrangente possível, visando alcançar, principalmente, as pequenas e médias empresas e os órgãos governamentais ligados ao comércio exterior
Público alvo: Servidores públicos
Data: Mar-2005
Data de início: 2001-08
Data de finalização: 2004-07
Descrição física: Número de páginas: 4 p.
Observações/Notas: Iniciativa premiada no 9º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal sob responsabilidade de Antônio José Gadelha Alves, Coordenador-Geral de Promoção e Mercado

Ações premiadas no 9º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal - 2004

Áreas temáticas: Planejamento e gestão estratégica; Planejamento, gestão e desempenho institucional
Tipo: Relato de Experiência
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc).
URI: http://repositorio.enap.gov.br/1/337
Aparece nas coleções:Concurso Inovação: de 2001 a 2005 (6ª a 10ª edição)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
001_04.pdf89,53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir