Título: Teletrabalho: um estudo da percepção sobre a qualidade de vida no trabalho dos teletrabalhadores e dos trabalhadores presencias
Autor(es): Medeiro, Rodolfo Lemos
Contribuidor: Pinto, Wellington (Orientador)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Extensão/Indicação de Série: 29 p.
Data: Abr-2018
Detentor dos direitos autorais: Rodolfo Lemos Medeiro
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Resumo: O objetivo do presente estudo foi detectar se o aumento da meta de desempenho exigida pela legislação como condição para aderir ao regime de teletrabalho pode afetar de maneira negativa a Qualidade de Vida no Trabalho – QVT dos teletrabalhadores. Para isso, foi necessário verificar a percepção sobre a QVT por meio de questionário, que foi aplicado a 227 servidores em regime de teletrabalho de cinco órgãos diferentes, no qual apenas 40 responderam o questionário; e para 254 servidores em regime de trabalho presencial dos mesmos cinco órgãos e outros cinco órgãos da Administração Pública Federal – APF, no qual apenas 33 responderam o questionário. Dentre os resultados encontrados, dois chamaram a atenção: a insatisfação do teletrabalhador e a muita insatisfação do trabalhador presencial com a perspectiva de avanço salarial e crescimento profissional; e a insatisfação com a falta de tempo livre do trabalhador presencial. Por fim, o estudo respondeu o objetivo geral, apontando que o aumento da meta de desempenho não afeta a QVT dos teletrabalhadores.
Palavras-chave: gestão de pessoas;  teletrabalho;  meta de desempenho;  qualidade de vida no trabalho;  serviço público
Objetivo: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas.
Público alvo: Especialistas e interessados em Gestão Pública
Contexto de aprendizagem: 420 horas
Observações/Notas: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientador: Prof. MSc. Wellington Pinto
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3447
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rodolfo Lemos Medeiro - TCC - EGP 11 - GEP.pdfArtigo principal1.6 MBAdobe PDF Thumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.