Title: Como sustentar uma decisão? Um caso sobre licitações públicas sustentáveis
Authors: Ribeiro, Frederico Augusto
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_multicategories&view=article&id=187
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 4 p.
Issue Date: Jun-2016
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Licitação. Compras
Liderança
Planejamento Estratégico
Abstract: Demandado por seu chefe, Álvaro aceita o desafio de implantar critérios de sustentabilidade em licitações no órgão onde trabalha, utilizando um edital-piloto. Depois de estudar a legislação e trabalhar no planejamento da licitação com uma equipe reduzida, chega finalmente o grande dia da sessão pública. Apesar de todos os cuidados, problemas surgem ainda durante a fase de aceitação das propostas, em decorrência de aspectos ligados à sustentabilidade. Torna-se necessária a tomada de decisão, que envolve a possibilidade de revogar a licitação, avaliando-se os riscos envolvidos.
Keywords: Sustentabilidade em licitações;  Licitação;  Gestão de riscos
Target: O caso pode ser aplicado em cursos nas áreas de licitações, planejamento e tomada de decisão. Os casos pretendem estimular o uso de técnicas inovadoras para o ensino, cobrindo temas como ética, políticas públicas, diversidade, gestão de programas e projetos, inovação e outros. São ferramentas de aprendizagem com potencial para transferência de conhecimentos e habilidades para estudantes, profissionais do setor público e pesquisadores, com foco em problema ou desafio, seja para superá-lo ou para documentar os esforços feitos para suplantá-lo.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
metadata.dc.description.additional: A nota pedagógica deste estudo de caso é de acesso restrito e exclusivo a professores e coordenadores de ensino cujos cadastros tenham sido autorizados pela coordenação da Casoteca de Gestão Pública. Se você é professor ou coordenador de ensino e deseja ter acesso à íntegra das notas pedagógicas que alguns estudos de caso possuem, solicite sua autorização de uso pleno no site da Casoteca de Gestão Pública, na opção “Cadastre-se” (http://casoteca.enap.gov.br/index.php?option=com_user&view=register&Itemid=14)”.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2529
Appears in Collections:Casoteca: Gestão da Logística Pública
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