Título: Escolas de governo: limites e condicionalidades
Autor(es): Gaetani, Francisco
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/803/622
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 2, p. 113-148
Número padronizado: v. 45, n. 2 (1994)
Data: Jul-1994
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Escola de Governo
Resumo: O texto trata da temática da formação do corpo dirigente das burocracias públicas e das limitações à institucionalização de escolas de preparação destes quadros. As problemáticas de capacitação, remuneração e carreiras precisam ser equacionadas de forma necessariamente articulada. A lógica da ação governamental, tratando a questão de forma fragmentada, a dinâmica de atuação das corporações, voltadas para atender interesses particulares, e as práticas políticas clientelistas tradicionais acabam por dificultar enormemente a consolidação das iniciativas voltadas para a profissionalização da administração pública.
El texto trata el tema de la formación del cuerpo dirigente de la burocracia pública y de las limitaciones a la institucionalización de escuelas de preparación dc estos cuadros. Las problemáticas de capacitación, remuneración y carreras necesitan ser resueltas en forma necesariamente articulada. La lógica de la acción gubemamental, tratando la cuestión en forma fragmentada, la dinâmica de actuación dc las corporaciones, destinadas a atender intereses particulares, y las prácticas políticas clientelistas tradicionales acaban por dificultar en o enormemente la consolidación de las iniciativas dirigidas a la profesionalización de la administración pública.
The text treats the issue of training administrative personnel in public bureaucracies and the limits for institutionalizing schools to train salaries and careers nced to be overcome in a joint manner. The logic of governmental action, which treats each facet of the problem sepcarately, the dynamics of the spirit d ’corps in those staffs aimed at meeting particular interests, and the traditional practice of patron-client relations in politics create great stumbling blocks to consolidation of initiatives aimed at making public administration professional.
Palavras-chave: escola de governo;  administração pública;  profissionalização
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
Publicado na seção Ensaio da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2048
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
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