Título: Repensando o conceito de formação
Autor(es): Dowbor, Ladislau
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/805/624
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, ano 45, v. 118, n. 2, p. 155-169
Número padronizado: v. 45, n. 2 (1994)
Data: Jul-1994
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Capacitação Profissional
Educação
Resumo: Este artigo sobre ensino e treinamento para servidores públicos oferece uma visão geral a respeito das tecnologias existentes e dos diferentes modelos de treinamento. O autor considera que o atual nível de conhecimento sobre o trabalho desempenhado pelos servidores públicos exige que as atividades de ensino e treinamento passem a ser consideradas permanentes na administração pública, deixando de ser vistas apenas como um setor marginal dentro do departamento de pessoal. Uma nova concepção sobre treinamento deveria incluir maior compreensão das necessidades das sociedades modernas por formação de recursos humanos.
The paper on training and education for public servants, is an overview o f the new existing technologies and of the different ways training can be organized. The author considers that the knowledge intensity of the work of public servants has reached a point where training and education must be viewed as a permanent actitity within the administration, and not just a marginal sector r of the personnel department. A new concept of training should involve a better understanding of educational necessities of modem societes.
Este artículo, sobre ensenanza y entrenamiento para servidores públicos, ofrece una visión general a respecto de las tecnologias existentes y de los distintos modelos de entrenamiento. El autor considera que el atual nivel de conocimiento sobre el trabajo desempenado por los servidores públicos exige que las actividades de ensenanza y entrenamiento pasen a se r consideradas permanentes en la administración pública, dejando de ser vistas solamente como un sector marginal dentro dei departamento de personal. Una nueva concepción sobre entrenamiento debeberían incluir mayor comprensión de las necesidades modernas por formación de recursos humanos.
Palavras-chave: administração pública;  recursos humanos;  treinamento;  formação;  servidores públicos
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
Publicado na seção Ensaio da RSP.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/2045
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 1991 a 2000
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