Relação entre custos, desempenho e variáveis educacionais do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã-PR
Título: | Relação entre custos, desempenho e variáveis educacionais do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã-PR |
Autor(es): | Borinelli, Benilson Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano Negreiros, Letícia Fernandes de Pereira, Renata Storti Pereira, Raony Rolim Galvão |
Editor: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) Revista do Serviço Público (RSP) |
Endereço Eletrônico: | http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/628/510 |
Idioma: | Idioma::Português:portuguese:pt |
País: | País::BR:Brasil |
Tipo: | Artigo |
Extensão/Indicação de Série: | Revista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 3, p. 335-354 |
Data: | Jul-2014 |
Detentor dos direitos autorais: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Termos de uso: | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ |
Classificação Temática: | Administração Pública Educação |
Resumo: | O presente artigo buscou analisar as relações entre os custos e o desempenho das
unidades escolares no município de Ibiporã-PR. Como referencial teórico, aborda o uso
dos custos na administração pública, bem como índices que mensuram o desempenho
educacional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quantitativa,
desenvolvida via estudo de caso. Como universo, têm-se as 13 escolas de ensino fundamental,
anos iniciais, da cidade de Ibiporã-PR. Apresenta, como resultado, a média do custo mensal
por aluno que é de R$ 271,31. Por meio da análise de correlação de Spearman, notou-se que
nenhuma das variáveis consideradas estava significativamente correlacionada ao Ideb.
No entanto, outras correlações demonstraram dados interessantes, como, por exemplo, a
correlação negativa entre custo social e a experiência média dos professores. O fato é que,
por ser negativa a correlação, se demonstra que quanto maior o custo social da escola,
menos professores experientes se têm nela. Este trabajo investiga la relación entre los costos y el rendimiento de las unidades escolares en el municipio de Ibiporã/PR. El Marco teórico aborda el uso de los costos en la administración pública y los índices que miden el desempeño educativo. La investigación se caracteriza por ser descriptiva, de enfoque cuantitativo, desarrollado a través de estudio de casos. A medida que el universo tiene 13 escuelas primarias, los primeros años, la ciudad de Ibiporã. Presenta, como resultado, el costo promediomensual por alumno, que es de R$ 271,31. A través del análisis de correlación de Spearman, se observó que ninguna de las variables consideradas se correlacionó significativamente con el Ideb. Sin embargo, otras correlaciones revelaron datos interesantes, como la correlación negativa entre coste social y la experiencia media de los docentes. El hecho es que por ser negativa, la correlación demonstra que cuanto mayor es el coste social de la escuela, menos experientes docentes hay en ella. This paper investigates the relations between costs and performance of school units in the municipality of Ibiporã/PR. The theory is based in the use of costs in public administration and indicators that measure educational performance. This study is characterized as descriptive, with a quantitative approach developed through case study. The study’s universe is made of 13 elementary schools, in the city of Ibiporã. The results show that the average monthly cost per student is R$ 271.31. An analysis of Spearman revealed that none of the variables considered were significantly correlated with the Basic Education Development Index (IDEB). However, other correlations have shown interesting data, such as the negative correlation between Social Cost and the average qualification of the teachers. The negative correlation shows that as the social cost of a school increases, there are less qualified teachers in it. |
Palavras-chave: | administração da educação; administração municipal; indicador de desempenho; educação básica; estudo de caso; administración municipal; administración de la educación; educación; educador de desempeño; estúdio de caso; local government; educational management; elementary school; performance indicator; case study |
Observações/Notas: | ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1847 |
Aparece nas coleções: | Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
628-2141-1-PB (1).pdf | 289.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.