Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorinelli, Benilson-
dc.contributor.authorAmâncio-Vieira, Saulo Fabiano-
dc.contributor.authorNegreiros, Letícia Fernandes de-
dc.contributor.authorPereira, Renata Storti-
dc.contributor.authorPereira, Raony Rolim Galvão-
dc.date.accessioned2015-02-23T16:40:36Z-
dc.date.available2015-02-23T16:40:36Z-
dc.date.issued2014-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1847-
dc.description.abstractO presente artigo buscou analisar as relações entre os custos e o desempenho das unidades escolares no município de Ibiporã-PR. Como referencial teórico, aborda o uso dos custos na administração pública, bem como índices que mensuram o desempenho educacional. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, de abordagem quantitativa, desenvolvida via estudo de caso. Como universo, têm-se as 13 escolas de ensino fundamental, anos iniciais, da cidade de Ibiporã-PR. Apresenta, como resultado, a média do custo mensal por aluno que é de R$ 271,31. Por meio da análise de correlação de Spearman, notou-se que nenhuma das variáveis consideradas estava significativamente correlacionada ao Ideb. No entanto, outras correlações demonstraram dados interessantes, como, por exemplo, a correlação negativa entre custo social e a experiência média dos professores. O fato é que, por ser negativa a correlação, se demonstra que quanto maior o custo social da escola, menos professores experientes se têm nela.pt_BR
dc.description.abstractEste trabajo investiga la relación entre los costos y el rendimiento de las unidades escolares en el municipio de Ibiporã/PR. El Marco teórico aborda el uso de los costos en la administración pública y los índices que miden el desempeño educativo. La investigación se caracteriza por ser descriptiva, de enfoque cuantitativo, desarrollado a través de estudio de casos. A medida que el universo tiene 13 escuelas primarias, los primeros años, la ciudad de Ibiporã. Presenta, como resultado, el costo promediomensual por alumno, que es de R$ 271,31. A través del análisis de correlación de Spearman, se observó que ninguna de las variables consideradas se correlacionó significativamente con el Ideb. Sin embargo, otras correlaciones revelaron datos interesantes, como la correlación negativa entre coste social y la experiencia media de los docentes. El hecho es que por ser negativa, la correlación demonstra que cuanto mayor es el coste social de la escuela, menos experientes docentes hay en ella.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates the relations between costs and performance of school units in the municipality of Ibiporã/PR. The theory is based in the use of costs in public administration and indicators that measure educational performance. This study is characterized as descriptive, with a quantitative approach developed through case study. The study’s universe is made of 13 elementary schools, in the city of Ibiporã. The results show that the average monthly cost per student is R$ 271.31. An analysis of Spearman revealed that none of the variables considered were significantly correlated with the Basic Education Development Index (IDEB). However, other correlations have shown interesting data, such as the negative correlation between Social Cost and the average qualification of the teachers. The negative correlation shows that as the social cost of a school increases, there are less qualified teachers in it.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/628/510pt_BR
dc.subjectadministração da educaçãopt_BR
dc.subjectadministração municipalpt_BR
dc.subjectindicador de desempenhopt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectestudo de casopt_BR
dc.subjectadministración municipalpt_BR
dc.subjectadministración de la educaciónpt_BR
dc.subjecteducaciónpt_BR
dc.subjecteducador de desempeñopt_BR
dc.subjectestúdio de casopt_BR
dc.subjectlocal governmentpt_BR
dc.subjecteducational managementpt_BR
dc.subjectelementary schoolpt_BR
dc.subjectperformance indicatorpt_BR
dc.subjectcase studypt_BR
dc.titleRelação entre custos, desempenho e variáveis educacionais do ensino fundamental: um estudo de caso em Ibiporã-PRpt_BR
dc.title.alternativeRelación entre costes, desempeño y variables educacionales de la enseñanza básica: un estudio de caso en Ibiporã/PR (Brasil)pt_BR
dc.title.alternativeThe relations between costs and performance of school units in the municipality of Ibiporã/ Paraná (Brazil)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 65, n. 3, p. 335-354pt_BR
dc.description.classificationAdministração Públicapt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapadministração públicapt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.subject.enapadministração municipalpt_BR
dc.subject.enapindicador de desempenhopt_BR
dc.subject.enapavaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.enapestudo de casopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc)::Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
628-2141-1-PB (1).pdf289.84 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.