Título: Comunicação pública ou marketing político? um estudo sobre o uso do rádio por duas prefeituras de Pernambuco
Autor(es): Lucena, Ana Paula Costa de
Editor: Escola nacional de administração pública (Enap)
Revista do Serviço Público (RSP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/89/86
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 63, n. 1, p. 81-98
Data: Jan-2012
Detentor dos direitos autorais: Escola nacional de administração pública (Enap)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Acesso à Informação
Comunicação
Comunicação Pública
Resumo: O trabalho analisou as práticas de comunicação implementadas pelas prefeituras do Recife e de Caruaru, detendo-se essencialmente nos esforços de comunicação para o cidadão por meio do rádio. Permitiu observar se o ato de comunicar dessas administrações municipais está mais voltado para uma comunicação pública ou para o marketing político. Para isso, a pesquisadora criou indicadores de diferenciação inéditos entre os temas comunicação pública e marketing político. As principais fontes foram os releases, matérias, áudios de programa e sugestões de nota, dos acervos das secretarias de Comunicação das prefeituras do Recife e de Caruaru. Durante o período de análise, observou-se que as prefeituras estudadas estão distantes da prática da comunicação pública. Como resultado, destaca-se o pouco empenho das prefeituras em informar assuntos de interesse público e dialogar com o cidadão.
El trabajo analizó las prácticas de comunicación implementadas por las alcadías de Recife y de Caruaru, y se detuvo esencialmente en los esfuerzos de comunicación para el ciudadano por medio de la radio. Lo que permitió observar si el acto comunicacional de esas administraciones municipales está más volcado hacia la comunicación pública o el marketing político. Por ello, la investigadora creó indicadores inéditos de diferenciación entre los temas de comunicación pú- blica y marketing político. Como fuentes principales se utilizaron los releases, materias, audios de programa y sugerencias de nota de los acervos de las secretarias de Comunicación de dichas alcaldías. Durante el período de análisis, se observó que las alcadías estudiadas estaban lejos de la práctica de comunicación pública. Como resultado, se destacó el poco empeño por parte de las alcadías en informar acerca de asuntos de interés público y en dialogar con los ciudadanos.
This paper analyzes the communication practices implemented by municipal governments from the cities of Recife and Caruaru, essentially centered on communication efforts aimed at citizens through the radio medium. This allowed the observation of whether these municipal governments’ acts of communicating point to public communication or political marketing. In order to achieve this, the researcher has created new indicators to differ public communication from political marketing. The main sources used were press releases, articles, audio programs and news flashes suggestions from the archives of the Communications secretariats from the municipal administration offices of both cities: Recife and Caruaru. During the period analyzed, it was observed that the studied municipal governments are far from the practice of public communication. As a result, the little effort put by the cities administrations into informing matters of public interest and creating space for dialogue with citizens is highlighted.
Palavras-chave: cidadania;  rádio;  marketing político;  comunicação pública;  interesse público;  public communication;  communication of public interest;  political marketing;  citizenship
Observações/Notas: ISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1811
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


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