Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorLucena, Ana Paula Costa de-
dc.date.accessioned2015-02-11T17:25:22Z-
dc.date.available2015-02-11T17:25:22Z-
dc.date.issued2012-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1811-
dc.description.abstractO trabalho analisou as práticas de comunicação implementadas pelas prefeituras do Recife e de Caruaru, detendo-se essencialmente nos esforços de comunicação para o cidadão por meio do rádio. Permitiu observar se o ato de comunicar dessas administrações municipais está mais voltado para uma comunicação pública ou para o marketing político. Para isso, a pesquisadora criou indicadores de diferenciação inéditos entre os temas comunicação pública e marketing político. As principais fontes foram os releases, matérias, áudios de programa e sugestões de nota, dos acervos das secretarias de Comunicação das prefeituras do Recife e de Caruaru. Durante o período de análise, observou-se que as prefeituras estudadas estão distantes da prática da comunicação pública. Como resultado, destaca-se o pouco empenho das prefeituras em informar assuntos de interesse público e dialogar com o cidadão.pt_BR
dc.description.abstractEl trabajo analizó las prácticas de comunicación implementadas por las alcadías de Recife y de Caruaru, y se detuvo esencialmente en los esfuerzos de comunicación para el ciudadano por medio de la radio. Lo que permitió observar si el acto comunicacional de esas administraciones municipales está más volcado hacia la comunicación pública o el marketing político. Por ello, la investigadora creó indicadores inéditos de diferenciación entre los temas de comunicación pú- blica y marketing político. Como fuentes principales se utilizaron los releases, materias, audios de programa y sugerencias de nota de los acervos de las secretarias de Comunicación de dichas alcaldías. Durante el período de análisis, se observó que las alcadías estudiadas estaban lejos de la práctica de comunicación pública. Como resultado, se destacó el poco empeño por parte de las alcadías en informar acerca de asuntos de interés público y en dialogar con los ciudadanos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes the communication practices implemented by municipal governments from the cities of Recife and Caruaru, essentially centered on communication efforts aimed at citizens through the radio medium. This allowed the observation of whether these municipal governments’ acts of communicating point to public communication or political marketing. In order to achieve this, the researcher has created new indicators to differ public communication from political marketing. The main sources used were press releases, articles, audio programs and news flashes suggestions from the archives of the Communications secretariats from the municipal administration offices of both cities: Recife and Caruaru. During the period analyzed, it was observed that the studied municipal governments are far from the practice of public communication. As a result, the little effort put by the cities administrations into informing matters of public interest and creating space for dialogue with citizens is highlighted.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/89/86pt_BR
dc.subjectcidadaniapt_BR
dc.subjectrádiopt_BR
dc.subjectmarketing políticopt_BR
dc.subjectcomunicação públicapt_BR
dc.subjectinteresse públicopt_BR
dc.subjectpublic communicationpt_BR
dc.subjectcommunication of public interestpt_BR
dc.subjectpolitical marketingpt_BR
dc.subjectcitizenshippt_BR
dc.titleComunicação pública ou marketing político? um estudo sobre o uso do rádio por duas prefeituras de Pernambucopt_BR
dc.title.alternative¿Comunicación pública o marketing político? Un estudio sobre el uso de la radio en dos alcaldías de Pernambuco (Brasil)pt_BR
dc.title.alternativePublic Communication or Political Marketing? A case study of two local government radio stations in the state of Pernambuco (Brazil)pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola nacional de administração pública (Enap)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 63, n. 1, p. 81-98pt_BR
dc.description.classificationAcesso à Informaçãopt_BR
dc.description.classificationComunicaçãopt_BR
dc.description.classificationComunicação Públicapt_BR
dc.description.additionalISSN eletrônico: 2357-8017 ISSN impresso: 0034-9240pt_BR
dc.subject.enapcomunicação públicapt_BR
dc.subject.enapmarketing políticopt_BR
dc.subject.enapcidadaniapt_BR
dc.subject.enapinteresse públicopt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 2011 a 2020


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.