Título: Monitoramento do plano de desenvolvimento da educação: proposta de aprimoramento do Ideb e de painel de indicadores
Autor(es): Rezende, Leonardo Milhomem de
Jannuzzi, Paulo de Martino
Editor: Revista do Serviço Público (RSP)
Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Endereço Eletrônico: http://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/143/148
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Artigo
Extensão/Indicação de Série: Revista do Serviço Público - RSP, v. 59, n. 2, p. 121-150
Data: Abr-2008
Detentor dos direitos autorais: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
Termos de uso: Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Educação
Resumo: Nas últimas duas décadas, tem-se observado um processo cada vez mais intenso de proposição de indicadores de monitoramento e avaliação da ação governamental, assim como de indicadores sociais gerais, dentro e fora das organizações públicas. No campo das políticas educacionais, especificamente, sob os auspícios do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), propôs-se mais uma dessas medidas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo deste trabalho é analisar seus usos, características e limitações, além de propor medidas alternativas e complementares para acompanhar os resultados e impactos do PDE. O texto está organizado em cinco seções. Na primeira seção discute-se o papel e o uso dos indicadores no ciclo de políticas públicas, em especial no monitoramento e avaliação de programas. A seção seguinte tem caráter mais metodológico, tratando da construção de indicadores sintéticos, seus usos e limitações. Apresenta-se, então, o Ideb e se discute suas características, potencialidades e restrições para acompanhamento da agenda da política educacional. As duas últimas seções são dedicadas à apresentação de uma proposta de indicador alternativo – o Ideb+ e o Painel PIdeb+ – para monitoramento do PDE.
En las dos últimas décadas se ha observado un proceso, cada vez más intenso, de proposición de indicadores de monitorización y evaluación de la acción gubernamental, y también de indicadores sociales generales que hay en las organizaciones públicas e fuera de ellas. En el campo de las políticas educacionales, específicamente bajo los auspicios del Plan de Desarrollo de la Educación (PDE), se ha propuesto una más de estas medidas: el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb). El objeto de este trabajo es hacer el análisis de sus características, usos y limitaciones; incluso proponer medidas alternativas y complementarias para seguir los resultados y los impactos del PDE. El texto está compaginado en cinco secciones. En la primera de ellas, se discuten el papel y los usos de indicadores en el ciclo de políticas públicas, especialmente la monitorización y evaluación de programas. La sección siguiente tiene un carácter metodológico al tratar de la construcción de indicadores sintéticos, sus usos y limitaciones. Entonces, se presenta el Ideb y se discute sus características, potencialidades y restricciones para seguir la agenda de política educacional. Las dos últimas secciones se dedican a la presentación de una propuesta de indicador alternativo ( Ideb+) y el panel (PIDEB+) para monitorización del PDE.
In the last two decades there has been a growing interest on monitoring and evaluation indicators of governmental programs and also on broad social indicators, in and outside public agencies. On educational matters, more precisely, moved by the National Education Plan (PDE), it has been proposed the Ideb – Indicator of basic Education Development. This paper aims to analyze its main aspects, its uses and limitations and also propose other different measures to follow up the PDE´s results and impacts. The paper is divided in five sections. In the first section it is discussed the role and application of indicators in the policy cycle, more precisely on program monitoring and evaluation. The next section is concerned on methodological matters of building composite indicators, its uses and weakness. Then, Ideb is presented and discussed as a tool to follow up the educational agenda. The last sections are dedicated to the presentation of Ideb+ and PIdeb+ panel, different indicators that can be used to evaluate PDE.
Palavras-chave: educação básica;  indicador educacional;  Ideb;  plano de desenvolvimento da educação;  política educacional
Público alvo: Servidores públicos
Especialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamental
Observações/Notas: ISSN Impresso: 0034-9240
ISSN Eletrônico: 2357-8017
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1446
Aparece nas coleções:Revista do Serviço Público: de 2001 a 2010
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