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dc.contributor.authorRezende, Leonardo Milhomem de-
dc.contributor.authorJannuzzi, Paulo de Martino-
dc.date.accessioned2014-09-26T18:09:11Z-
dc.date.available2014-09-26T18:09:11Z-
dc.date.issued2008-04-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/1446-
dc.description.abstractNas últimas duas décadas, tem-se observado um processo cada vez mais intenso de proposição de indicadores de monitoramento e avaliação da ação governamental, assim como de indicadores sociais gerais, dentro e fora das organizações públicas. No campo das políticas educacionais, especificamente, sob os auspícios do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), propôs-se mais uma dessas medidas, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo deste trabalho é analisar seus usos, características e limitações, além de propor medidas alternativas e complementares para acompanhar os resultados e impactos do PDE. O texto está organizado em cinco seções. Na primeira seção discute-se o papel e o uso dos indicadores no ciclo de políticas públicas, em especial no monitoramento e avaliação de programas. A seção seguinte tem caráter mais metodológico, tratando da construção de indicadores sintéticos, seus usos e limitações. Apresenta-se, então, o Ideb e se discute suas características, potencialidades e restrições para acompanhamento da agenda da política educacional. As duas últimas seções são dedicadas à apresentação de uma proposta de indicador alternativo – o Ideb+ e o Painel PIdeb+ – para monitoramento do PDE.pt_BR
dc.description.abstractEn las dos últimas décadas se ha observado un proceso, cada vez más intenso, de proposición de indicadores de monitorización y evaluación de la acción gubernamental, y también de indicadores sociales generales que hay en las organizaciones públicas e fuera de ellas. En el campo de las políticas educacionales, específicamente bajo los auspicios del Plan de Desarrollo de la Educación (PDE), se ha propuesto una más de estas medidas: el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb). El objeto de este trabajo es hacer el análisis de sus características, usos y limitaciones; incluso proponer medidas alternativas y complementarias para seguir los resultados y los impactos del PDE. El texto está compaginado en cinco secciones. En la primera de ellas, se discuten el papel y los usos de indicadores en el ciclo de políticas públicas, especialmente la monitorización y evaluación de programas. La sección siguiente tiene un carácter metodológico al tratar de la construcción de indicadores sintéticos, sus usos y limitaciones. Entonces, se presenta el Ideb y se discute sus características, potencialidades y restricciones para seguir la agenda de política educacional. Las dos últimas secciones se dedican a la presentación de una propuesta de indicador alternativo ( Ideb+) y el panel (PIDEB+) para monitorización del PDE.pt_BR
dc.description.abstractIn the last two decades there has been a growing interest on monitoring and evaluation indicators of governmental programs and also on broad social indicators, in and outside public agencies. On educational matters, more precisely, moved by the National Education Plan (PDE), it has been proposed the Ideb – Indicator of basic Education Development. This paper aims to analyze its main aspects, its uses and limitations and also propose other different measures to follow up the PDE´s results and impacts. The paper is divided in five sections. In the first section it is discussed the role and application of indicators in the policy cycle, more precisely on program monitoring and evaluation. The next section is concerned on methodological matters of building composite indicators, its uses and weakness. Then, Ideb is presented and discussed as a tool to follow up the educational agenda. The last sections are dedicated to the presentation of Ideb+ and PIdeb+ panel, different indicators that can be used to evaluate PDE.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherRevista do Serviço Público (RSP)pt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.sourcehttp://seer.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/143/148pt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.subjectindicador educacionalpt_BR
dc.subjectIdebpt_BR
dc.subjectplano de desenvolvimento da educaçãopt_BR
dc.subjectpolítica educacionalpt_BR
dc.titleMonitoramento do plano de desenvolvimento da educação: proposta de aprimoramento do Ideb e de painel de indicadorespt_BR
dc.title.alternativeMonitorización del Plan de Desarrollo de la Educación: propuesta de perfeccionamiento del Ideb y el panel de indicadorespt_BR
dc.title.alternativeMonitoring the National Educational Plan: a proposal to improve Ideb and the panel of indicatorspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physicalRevista do Serviço Público - RSP, v. 59, n. 2, p. 121-150pt_BR
dc.description.classificationEducaçãopt_BR
dc.description.additionalISSN Impresso: 0034-9240pt_BR
dc.description.additionalISSN Eletrônico: 2357-8017pt_BR
dc.subject.enapavaliação de desempenhopt_BR
dc.subject.enapeducaçãopt_BR
dc.subject.enapadministração da educaçãopt_BR
dc.subject.enappolítica educacionalpt_BR
dc.educational.intendedenduserroleServidores públicospt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas públicas e gestão governamentalpt_BR
dc.rights.accessAcesso::Acesso Abertopt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
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