Title: A estrutura científica e o caráter técnico da organização do trabalho
Authors: Pinheiro, José Eiras
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
Endereço Eletrônico: https://repositorio.enap.gov.br/
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público - RSP, v. 2, n. 3, p 22-30
Issue Date: Jun-1951
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública - Enap
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Jamais poderia o homem cingir-se aos estreitos limites do empirismo. sob pena de não atingir o conhecimento propriamente dito ou científico. Por isso sempre persistiu na necessidade de uma complementação do conhecimento empírico, a fim de que este não se detivesse somente no domínio dos sentidos, sem atingir a profundeza da razão. Se tal não acontecesse na evolução cultural da Humanidade, permaneceríamos na evolução científica, em pleno século XVIII, com o racionalismo de Descartes, que cede lugar ao empirismo de Condillac. O processo das sensações suplantaria o das reflexões, desaparecendo a experiência interna de Locke e permanecendo a externa de Condillac. No dizer autorizado de Leonel Franca “O juiz e o raciocínio não passa- riam de sensações transformadas” .
Keywords: conhecimento científico;  memória;  monarquia;  conhecimento humano;  unidade social
Target Audience: Pesquisadores
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8208
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1951 a 1960


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.