As escolas de governo e o desafio da formação dos servidores públicos no Brasil
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Schabbach, Letícia | - |
dc.contributor.author | Ramos, Marilia Patta | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T14:47:17Z | - |
dc.date.available | 2024-10-10T14:47:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/8049 | - |
dc.description.abstract | Este artigo analisa o papel das escolas de governo (EG) na formação dos servidores públicos brasileiros, apresentando um panorama dessas instituições e o perfil educacional do funcionalismo público. Também é examinado um caso emblemático de EG, a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que ocupa lugar central na qualificação do serviço público do Brasil. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários sobre servidores públicos no Atlas do Estado Brasileiro (Ipea, 2015) e coleta de informações no Portal do Servidor (2015), e nas páginas institucionais das EG, em pesquisa realizada em 2017. Conclui-se que as escolas de governo são uma peça-chave para a constituição das capacidades estatais, no entanto, elas são encontradas em um número ínfimo de municípios (1%), justamente onde há maior quantidade de servidores públicos. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração ´Pública (Enap) | pt_BR |
dc.source | https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/10068/7028 | pt_BR |
dc.subject | servidor público | pt_BR |
dc.subject | escola de governo | pt_BR |
dc.subject | capacidades estatais | pt_BR |
dc.title | As escolas de governo e o desafio da formação dos servidores públicos no Brasil | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Revista do Serviço Público - RSP, v. 75, n. 3, 557-579 p. | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Impresso: 0034-9240 | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN Eletrônico: 2357-8017 | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Creative Commons - Uso Não Comercial (by-nc): Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre a obra licenciada, sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção ao autor nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença. Fonte: http://creativecommons.org.br/as-licencas/ | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Revista do Serviço Público: de 2021 a atual |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
10068-Texto do Artigo-34206-1-10-20241002.pdf | 296.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.