Educação para democracia: evidências na América Latina
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Igor dos Santos | - |
dc.contributor.other | Griebeler, Marcelo de Carvalho (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-16T13:01:09Z | - |
dc.date.available | 2024-05-16T13:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7901 | - |
dc.description.abstract | Educação e política mantêm uma estreita relação em que a educação se torna fundamental para a sustentação de uma democracia. Nesse sentido, a educação tem reportado externalidades que afetam a qualidade de vida do indivíduo e de toda a sociedade. Os fatores mais significantes desse efeito têm desempenhado um papel muito importante para tornar a democracia um sistema viável. Este artigo examina a relação entre educação e democracia, buscando medir objetivamente se a educação melhora o reconhecimento da democracia como condição social, econômica e cultural que permite o exercício livre e igual da autodeterminação política. Aproveitando-se da semelhança do contexto histórico-político referenciado pela América Latina, testamos a relação à nível macro e micro da educação nos aspectos políticos democráticos, a fim de examinar a relação causal entre esses dois fundamentos. Os resultados encontrados neste trabalho fornecem evidências robustas para a relação causal entre educação e democracia. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | democracia | pt_BR |
dc.subject | educação | pt_BR |
dc.subject | desenvolvimento social | pt_BR |
dc.subject | cidadania | pt_BR |
dc.title | Educação para democracia: evidências na América Latina | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.rights.holder | Igor dos Santos Rodrigues | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 183 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.classification | Ética, Cidadania e Diversidade | pt_BR |
dc.description.classification | Política Externa e Relações Internacionais | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Programa de Doutorado em Políticas Públicas da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito parcial para obtenção do título de Doutor em Políticas Públicas. | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | Doutorado Enap |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Versão final digital.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.