Como as Ifes estão gerindo o capital intelectual de seus servidores superqualificados: um olhar sobre as estratégias e políticas institucionais aplicadas ao servidor técnico-administrativo em educação
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Faleiros, Nayara de Paula | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-23T16:30:09Z | - |
dc.date.available | 2023-03-23T16:30:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/7558 | - |
dc.description.abstract | A construção de uma agenda propositiva de reformas para o Estado brasileiro vem sendo intensamente debatida ao longo das últimas décadas, inclusive quanto à gestão estratégica de pessoas. No caso das instituições federais de ensino superior (Ifes), que exercem um papel fundamental no desenvolvimento da educação de nível superior no país, percebe-se um movimento paulatino de transformações, tanto infraestruturais quanto no perfil de seus servidores técnico-administrativos em educação (TAE). A partir disso, o objetivo do presente trabalho foi mapear, detalhadamente, as estratégias e/ou políticas institucionais de gestão de pessoas que as Ifes paulistas - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - têm utilizado para lidarem com o subaproveitamento dos profissionais “superqualificados” em relação às exigências do nível de classificação do cargo que exercem. A partir de uma pesquisa documental, que utilizou a abordagem da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977), constatou-se que mais de 90% dos servidores TAE das Ifes paulistas são “superqualificados”. Todavia, não foram identificadas estratégias e/ou políticas institucionais nessas Ifes que abordassem aspectos relacionados ao gerenciamento desse fenômeno, despertando a atenção para a necessidade de discussões mais estruturadas e encaminhamentos concretos sobre essa problemática, a exemplo da construção de alternativas para a promoção do desenvolvimento e gestão da carreira dos técnico-administrativos em educação baseadas no conceito de lateralidade. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | qualificação profissional | pt_BR |
dc.subject | servidor público | pt_BR |
dc.subject | instituição de ensino | pt_BR |
dc.subject | administração pública federal | pt_BR |
dc.title | Como as Ifes estão gerindo o capital intelectual de seus servidores superqualificados: um olhar sobre as estratégias e políticas institucionais aplicadas ao servidor técnico-administrativo em educação | pt_BR |
dc.type | Caderno | pt_BR |
dc.rights.holder | Escola Nacional de Administração Pública (Brasil) | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | Cadernos Enap, 123 | pt_BR |
dc.description.physical | Coleção: Cátedras 2021 | pt_BR |
dc.description.classification | Educação e Docência | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão de Pessoas | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.description.additional | Inclui sumário executivo. | pt_BR |
dc.description.additional | ISSN n. 0104-7078 | pt_BR |
dc.description.additional | https://doi.org/10.21874/catedras2021.123 | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa). | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Cadernos ENAP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sumario Executivo Como as Ifes estão gerindo o capital intelectual FINAL.pdf | Sumário Executivo | 100.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Caderno 123 - Como as Ifes estão gerindo o capital - FINAL.pdf | Caderno | 6.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.